Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/As

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03

Résumé

Este estudo investigou as possibilidades didáticas para cursos de formação inicial de professores/as a partir da exploração do legado de Carolina Maria de Jesus. Teve por objetivos de pesquisa: perceber as relações entre o legado de Carolina Maria de Jesus e sua importância para compreender a realidade social brasileira, no contexto contemporâneo; analisar experiências curriculares centradas na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus no âmbito de cursos de formação inicial de professores/as; avaliar os limites e as potencialidades da narrativa de, e sobre, Carolina Maria de Jesus para o desenvolvimento de propostas de ensino no contexto da formação inicial de professores/as. Para dar conta desses objetivos foi analisada a experiência da disciplina “Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, ofertada aos estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, no primeiro semestre civil de 2022. Esta experiência adotou a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” como eixo vertebrador das atividades. Foram gerados portfólios que se materializaram em formato de blogs. Esses materiais, enquanto fontes primárias de dados, foram tratados à luz da análise documental. Como resultados, evidenciou-se que é possível, a partir da narrativa de Carolina, tensionar o currículo oficial em favor de um currículo decolonial e produzir materiais didáticos adaptados, em formatos midiáticos diversos, para o desenvolvimento de propostas de ensino antirracistas e antissexistas.

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Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Ciências Sociais pela Educamais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre Ensino de Ciências e Matemática nos anos inicias; Formação de professores; Práticas didáticas de descolonização do currículo e Estudos sobre questões interseccionais de raça, gênero e classe. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas (GP-ECITALA)

Charlline Vladia Silva de Melo, Universidade Federal do Ceará

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Educação Museal e Jogos para o Ensino Interdisciplinar, Doutoranda em Ensino (RENOEN-UFC-2021), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Pós Graduanda em Divulgação Científica (IFRJ - 2023), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduada em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduada em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM - Brasil- rede de educadores em museus, GEPENCI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - (UFC), Participa do projeto de extensão Brinquedos Terapêuticos (FAMED-UFC). Atualmente é Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA), Coordenadora e Formadora Educacional do Eixo Formação e Divulgação Cientifica do Instituto Nexos, Coordenadora Voluntária de Ensino e Divulgação Científica do Programa (CELULA- UFC). Docente de nível , médio, superior e técnico. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Espaços não formais de ensino, Educação e Gestão Ambiental, Formação Inicial e Continuada de Docentes e Montagem de espaços e laboratórios de Ciências.

Ivanderson Pereira da Silva, UFAL

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. 

Références

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Publiée

2023-11-03

Comment citer

Paz, L. K. dos S. da, Silva de Melo, C. V., & Silva, I. P. da. (2023). Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/As. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1409–1428. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03