Posibilidades de aproximación a Carolina Maria de Jesus en Cursos de Formación Inicial del Docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03

Resumen

Este estudio investigó las posibilidades didácticas de los cursos de formación inicial docente a partir de la exploración del legado de Carolina María de Jesús. Tuvo los siguientes objetivos de investigación: comprender las relaciones entre el legado de Carolina María de Jesús y su importancia para comprender la realidad social brasileña, en el contexto contemporáneo; analizar experiencias curriculares centradas en la vida y obra de Carolina María de Jesús en el ámbito de los cursos de formación inicial docente; evaluar los límites y potencialidades de la narrativa de y sobre Carolina María de Jesús para el desarrollo de propuestas didácticas en el contexto de la formación inicial docente. Para el logro de estos objetivos, la experiencia de la disciplina “Educación y Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación”, ofrecida a estudiantes del primer período de la carrera de Pedagogía de la Universidad Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, en el primer semestre calendario de 2022 se analizó, se adoptó la obra “Quarto de Despejo: diario de una favelada” como eje vertebrador de las actividades. Se generaron portafolios que se materializaron en forma de blogs. Estos materiales, como fuentes primarias de datos, fueron tratados a la luz del análisis documental. Como resultado, se evidenció que es posible, desde la narrativa de Carolina, tensionar el currículo oficial a favor de un currículo decolonial y producir materiales didácticos adaptados, en diferentes formatos mediáticos, para el desarrollo de prácticas antirracistas y antisexistas. propuestas didácticas.

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Biografía del autor/a

Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Ciências Sociais pela Educamais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre Ensino de Ciências e Matemática nos anos inicias; Formação de professores; Práticas didáticas de descolonização do currículo e Estudos sobre questões interseccionais de raça, gênero e classe. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas (GP-ECITALA)

Charlline Vladia Silva de Melo, Universidade Federal do Ceará

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Educação Museal e Jogos para o Ensino Interdisciplinar, Doutoranda em Ensino (RENOEN-UFC-2021), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Pós Graduanda em Divulgação Científica (IFRJ - 2023), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduada em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduada em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM - Brasil- rede de educadores em museus, GEPENCI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - (UFC), Participa do projeto de extensão Brinquedos Terapêuticos (FAMED-UFC). Atualmente é Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA), Coordenadora e Formadora Educacional do Eixo Formação e Divulgação Cientifica do Instituto Nexos, Coordenadora Voluntária de Ensino e Divulgação Científica do Programa (CELULA- UFC). Docente de nível , médio, superior e técnico. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Espaços não formais de ensino, Educação e Gestão Ambiental, Formação Inicial e Continuada de Docentes e Montagem de espaços e laboratórios de Ciências.

Ivanderson Pereira da Silva, UFAL

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. 

Citas

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Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Paz, L. K. dos S. da, Silva de Melo, C. V., & Silva, I. P. da. (2023). Posibilidades de aproximación a Carolina Maria de Jesus en Cursos de Formación Inicial del Docente . Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1409–1428. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO03