Complexidade
paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01Résumé
Téléchargements
Références
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.
BEHRENS, M. A.; OLIARI, A. L. T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, 2007. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156.
BORGES, R. M. R. Em debate: Cientificidade e educação em ciências. 2ª. ed. rev. amp. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUIMARÃES, C.A.F. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes, paradigmas e educação: um diálogo epistemológico. São Paulo: Editora Appris, 2020.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira Lisboa: Editora Herder, s/d.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro. Vol. I. 7ª. ed. São Paulo: Difel, 1982.
MASTERMAN, M. A natureza de um paradigma. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Cultrix, 1979.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. O método 4: as ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011a.
MORIN, E. O método 6: ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011b.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed. Revista e modificada pelo autor. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, E. Ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, E. Em busca dos fundamentos perdidos: textos sobre o marxismo. Orgs. Maria Lúcia Rodrigues; Edgard de Assis Carvalho. Trad. Maria Lúcia Rodrigues; Salma Tannus. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.
MORAES, M C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus: 1997.
PETRAGLIA, I. “Olhar sobre o olhar que olha”: Complexidade, Holística e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
SERVA, M.; DIAS, T.; ALPERSTEDT, G. D. Paradigma da complexidade e teoria das organizações: uma reflexão epistemológica. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 3, p. 276-287, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000300004.
SILVA NETO, S. A. O que é um paradigma. Revista de Ciências Humanas, v. 45, n. 2, p. 345-354, 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p345.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.