Complejidad: ¿paradigma o epistemología?
Kuhn y Morin más allá de la terminología reflexionar sobre las aportaciones pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01Resumen
Paradigm and epistemology are concepts recurrently cited by scholars and researchers who debate the path of complexity, dividing opinions on which conception best relates to and most adequately reflects the complex notion in its most essential characterization. In this article, we aim to reflect on this terminological issue, trying to distinguish the term that, for us, best defines the founding principles of complexity, revealing its purposes and characteristics. Starting with a discussion about the concept of paradigm and its implications, we explore the nuances of what is called paradigmatic evolution, to arrive at the concept of epistemology and delineate its contributions to the view of complexity from a Morinian perspective. Moreover, we reflect on a reform of thought and education that, meaning metamorphosis, can lead us to the expectation of a transparadigmatology. Throughout our discussion, we direct considerations to the contributions of this argumentation to the teaching-learning process and to teacher education. Briefly, we promote an exercise in understanding the knowledge process itself in the light of complex thinking, based on Edgar Morin, towards a meta-point of view, which is justified by the understanding of the incompleteness of the whole, as a contribution to the sciences of Education and Applied Linguistics, among others.
Descargas
Citas
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.
BEHRENS, M. A.; OLIARI, A. L. T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, 2007. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156.
BORGES, R. M. R. Em debate: Cientificidade e educação em ciências. 2ª. ed. rev. amp. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUIMARÃES, C.A.F. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes, paradigmas e educação: um diálogo epistemológico. São Paulo: Editora Appris, 2020.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira Lisboa: Editora Herder, s/d.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro. Vol. I. 7ª. ed. São Paulo: Difel, 1982.
MASTERMAN, M. A natureza de um paradigma. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Cultrix, 1979.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. O método 4: as ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011a.
MORIN, E. O método 6: ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011b.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed. Revista e modificada pelo autor. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, E. Ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, E. Em busca dos fundamentos perdidos: textos sobre o marxismo. Orgs. Maria Lúcia Rodrigues; Edgard de Assis Carvalho. Trad. Maria Lúcia Rodrigues; Salma Tannus. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.
MORAES, M C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus: 1997.
PETRAGLIA, I. “Olhar sobre o olhar que olha”: Complexidade, Holística e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
SERVA, M.; DIAS, T.; ALPERSTEDT, G. D. Paradigma da complexidade e teoria das organizações: uma reflexão epistemológica. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 3, p. 276-287, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000300004.
SILVA NETO, S. A. O que é um paradigma. Revista de Ciências Humanas, v. 45, n. 2, p. 345-354, 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p345.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.