Pensamento computacional em movimento

narrativas digitais na construção das relações funcionais com software Scratch

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS06

Résumé

Este artigo pretende apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as possíveis implicações do pensamento computacional no estudo das relações funcionais para promover a construção do conceito de função afim por meio do software Scratch. A intervenção de ensino ocorreu com estudantes do 1º ano do ensino médio do curso técnico em Administração de uma escola no município de Ilhéus/BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter quase experimental na qual se considerou os aportes teóricos do Pensamento Computacional e a utilização de Metodologias Ativas. Os resultados mostraram que a utilização do software Scratch a partir da produção de narrativas digitais contribuiu para o desenvolvimento do pensamento computacional, a compreensão do conceito de variável, a relação de dependência entre as variáveis e a lei de formação da função afim. Além disso, o uso do software trouxe motivação para envolver os estudantes no ensino matemática com autonomia.

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Bibliographies de l'auteur

Fabiano Ferraz Trancoso, Secretaria de Estadual de Educação da Bahia (SEC/BA)

Professor de Educação Basica no estado da Bahia. Mestre em Educação Matemática.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil. Doutora em Difusão do Conhecimento.

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Publiée

2023-06-07

Comment citer

Ferraz Trancoso, F., dos Santos Silva, F., & Lindote Botelho Peixoto, J. (2023). Pensamento computacional em movimento: narrativas digitais na construção das relações funcionais com software Scratch. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 746–759. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS06