O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância

Auteurs

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC - Brasil.
  • Marimar da Silva Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora convidada do Centro de Comunicação e Expressão da mesma universidade, Florianópolis, SC - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS09

Résumé

Desde o fim da década de 1990, diários reflexivos vêm sendo usados e pesquisados em cursos de formação de professores na modalidade presencial. No entanto, desconhecemos estudos sobre o uso de diários reflexivos virtuais em cursos de formação inicial de professores de língua espanhola na modalidade a distância. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa interpretativa, tem por objetivo investigar o uso de diários virtuais escritos por professores em formação inicial como instrumentos de reflexão sobre a ação logo após a docência, durante a disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol, na modalidade a distância, de uma importante universidade brasileira. A análise de 30 diários virtuais revelou que os participantes refletem sobre o papel do professor e do aluno e sobre o conteúdo que ensinam, mas sua maior preocupação é descrever e julgar suas ações pedagógicas, sugerindo que atingem o primeiro dos três níveis de reflexão propostos por Zeichner e Liston (1987). A análise também mostrou que o diário reflexivo é uma ferramenta estratégica para aprender a ensinar na modalidade a distância. Os resultados deste estudo e a reflexão sobre eles podem contribuir para discussões já existentes sobre ensino-aprendizagem de línguas adicionais e sobre programas de formação de professores, tanto inicial quanto continuada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas.

Campinas: Pontes, 1993.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis:

LLE/CCE/UFSC, 2011.

CAVALCANTI, M. C.; MOITA LOPES, L. P. Implementação de pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 17, p. 133-144, jan./jun. 1991.

CRUZ, A. A; REIS, S. O diário como instrumento de apoio na socialização de uma professora de inglês. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2002. p. 95-108.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Collecting and interpreting qualitative materials. Thousand Oaks: Sage, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44. ed. São Paulo: Terra e Paz, 2005.

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Terra e Paz, 1986.

GREGGIO, S. The concept of the teacher as a reflective professional and

its use in English language teacher education in Brazil. 2009. 181 f. Tese

(Doutorado em Letras) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

LIBERALI, F. C. Agente e pesquisador aprendendo na ação colaborativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2002. p. 109-128.

LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais.

Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2008.

MAGALHÃES, M. C. C. O professor de línguas como pesquisador de sua ação: a pesquisa colaborativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2002.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ORTENZI, D. I. B. G.; MATEUS, E. F.; REIS, S. Alunas formandas do curso de Letras Anglo-Portuguesas: escolhas, marcos e expectativas. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2002. p. 143-156.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RICHARDS, J. C. The language teaching matrix. New York: Cambridge

University Press, 1990.

SÁ-CHAVES, I. Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. 2. ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

SCHON, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Temple Smith, 1983.

SILVA, M. Teacher knowledge in English language teacher education: weaving its meaning in the writings of three Brazilian applied linguistics. 2009. 231 f. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SILVA, M.; BAZZO, V. L. Formando professores de línguas sob a ótica da investigação. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE, 1.; ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO, 5., 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: UFAL, 2011. Disponível em: <http://www.lusobrastd.com/anais_online.php>. Acesso em: 16 jun. 2012.

SMYTH, J. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, Sum 1992.

TELLES, J. A. Modos de representação: o espetáculo teatral como dispositivo de reflexão e representação do desenvolvimento do professor. In: VIEIRAABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes, 2004. p. 61-106.

TELLES, J. A. Pesquisa educacional com base nas artes e reflexão compartilhada: por formas alternativas de representação da docência e do conhecimento dos professores. 2005. 220 f. Tese (Livre-Docência apresentada à Faculdade de Ciências e Letras) — Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Teoria e prática na formação pré-serviço do professor de língua estrangeira. In: GIMENEZ, T. Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2002. p. 59-78.

WALLACE, M. J. Training foreign language teachers: a reflective approach. New York: Cambridge University Press, 1991.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89-100, Apr. 1976.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER K. M.; LISTON, D. P. Teaching student teachers to reflect. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 23-46, Spring 1987.

Publiée

2013-07-12

Comment citer

Faggion Bergmann, J. C., & da Silva, M. (2013). O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 999–1020. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS09