O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância

Autores/as

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC - Brasil.
  • Marimar da Silva Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora convidada do Centro de Comunicação e Expressão da mesma universidade, Florianópolis, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS09

Resumen

Desde o fim da década de 1990, diários reflexivos vêm sendo usados e pesquisados em cursos de formação de professores na modalidade presencial. No entanto, desconhecemos estudos sobre o uso de diários reflexivos virtuais em cursos de formação inicial de professores de língua espanhola na modalidade a distância. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa interpretativa, tem por objetivo investigar o uso de diários virtuais escritos por professores em formação inicial como instrumentos de reflexão sobre a ação logo após a docência, durante a disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol, na modalidade a distância, de uma importante universidade brasileira. A análise de 30 diários virtuais revelou que os participantes refletem sobre o papel do professor e do aluno e sobre o conteúdo que ensinam, mas sua maior preocupação é descrever e julgar suas ações pedagógicas, sugerindo que atingem o primeiro dos três níveis de reflexão propostos por Zeichner e Liston (1987). A análise também mostrou que o diário reflexivo é uma ferramenta estratégica para aprender a ensinar na modalidade a distância. Os resultados deste estudo e a reflexão sobre eles podem contribuir para discussões já existentes sobre ensino-aprendizagem de línguas adicionais e sobre programas de formação de professores, tanto inicial quanto continuada.

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Publicado

2013-07-12

Cómo citar

Faggion Bergmann, J. C., & da Silva, M. (2013). O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 999–1020. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS09