Desenvolvimento do Pensamento Computacional

do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO09

Résumé

A aplicação do Pensamento Computacional (PC) pode possibilitar o desenvolvimento de inúmeras habilidades nos estudantes da Educação Básica como promoção do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da resolução de problemas, dentre outras. Em 2022, com a implantação do novo Ensino Médio, a Secretaria Estadual de Educação Pública do Estado do Paraná trouxe, entre os novos componentes para o currículo escolar, o Pensamento Computacional. Em vista disso, estabeleceu-se a seguinte pergunta de pesquisa: “os professores da rede pública do estado do Paraná-PR, mais especificamente, da região noroeste, estão preparados para empregar os pressupostos e diretrizes do PC a estudantes do Ensino Médio? Para responder a esta questão foram empregados os tipos de pesquisa bibliográfica, experimental e analítica, com aplicação de um instrumento de coleta de dados a professores que irão lecionar ou têm interesse em ministrar o componente PC. Os resultados mostraram uma visão parcial do conceito, do potencial e das aplicações que o PC tem para o ensino de conteúdos das diversas disciplinas científicas do currículo, o que demonstra a necessidade de formação docente.

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Bibliographies de l'auteur

Kheronn Khennedy Machado, UTFPR

Doutorando no Ensino de Ciências e Tecnologias 

Alessandra Dutra, UTFPR

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. 

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Publiée

2023-06-07

Comment citer

Machado, K. K., & Dutra, A. (2023). Desenvolvimento do Pensamento Computacional: do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 945–956. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO09