Desenvolvimento do Pensamento Computacional
do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO09Resumen
La aplicación del Pensamiento Computacional (CP) puede posibilitar el desarrollo de numerosas habilidades en los estudiantes de Educación Básica, como promover el razonamiento lógico, el pensamiento crítico, la resolución de problemas, entre otras. En 2022, con la implantación de la nueva Escuela Secundaria, la Secretaría Estadual de Educación Pública del Estado de Paraná trajo, entre los nuevos componentes para el currículo escolar, el componente Pensamiento Computacional. Frente a esto, se estableció la siguiente pregunta de investigación: “¿están los docentes de la red pública en el estado de Paraná-PR, más específicamente, en la región noroeste, preparados para utilizar los supuestos y orientaciones de la PC a estudiantes de enseñanza media? Para responder a esta interrogante se utilizaron los tipos de investigación bibliográfica, experimental y analítica, con la aplicación de un instrumento de recolección de datos a docentes que impartirán o están interesados en impartir el componente PC. Los resultados mostraron una visión parcial del concepto, potencialidades y aplicaciones que tiene la PC para la enseñanza de contenidos de las diversas materias científicas del currículo, lo que demuestra la necesidad de formación docente.
Descargas
Citas
ALMEIDA, A. V. de; ALMEIDA, A. VERAS de ARAÚJO, F. P. O. Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 348-357. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15926. Acesso em: 6 jan. 2022.
BOUCINHA, R. M. et. al. Construção do Pensamento Computacional através do Desenvolvimento de Games. Novas Tecnologias na Educação, vol. 15, n° 1, jul., 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/75146. Acesso em: 20 jan. 2022.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 12 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 de abr. de 2022.
COELHO, L. A. (Des)caminhos dos governos na inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 749, 2019. DOI: 10.22169/revint.v14i33.1679. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/736. Acesso em 14 jan. 2022.
CONFORTO, D. et al. Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. v. 1 n. 1, ago. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8481. Acesso em: 10 jan. 2022.
COSTA, E. J. F. Pensamento computacional na educação básica: uma abordagem para estimular a capacidade de resolução de problemas na matemática. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1590. Acesso em: 19 jan. 2022.
FANTINATI, R. E.; ROSA, S. dos S. Pensamento Computacional: Habilidades, Estratégias e Desafios na Educação Básica. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 1 jan./abr., 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.110751. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11075. Acesso em: 7 fev. 2022.
FRANÇA, R. S.; AMARAL, H. J. C do. Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento
do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 19., 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 179-188.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.179. Acesso em: 10 jan. 2022.
ISTE. Iste computational thinking competencies. Disponível em: https://www.iste.org/standards/iste-standards-for-computational-thinking. Acesso em: 15 mar. 2022.
KEMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E. BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista brasileira de informática na educação, v. 29, 2021.
Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v29p604. Acesso em: 20 fev. 2022.
LEITE, N. M.; LIMA, E. G. O. de; CARVALHO, A. B. G. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em Pernambuco. Revista em Teia, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/248154/. Acesso em: 05 mar. 2022.
MEC. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio começa a ser implementado gradualmente a partir de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/novo-ensino-medio-comeca-a-ser-implementado-gradualmente-a-partir-de-2022. Acesso em 02 mar. 2022.
MANTOANELLI, G. H. et al. Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência. In: CONGRESSO
LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu.
Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 40-45. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10331. Acesso em: 02 fev. 2022.
NASCIMENTO, C.; SANTOS, D. A.; TANZI, A. Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica:
um mapeamento sistemático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7.,
out./01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... [...]. Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 709-718. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44089. Acesso em: 15 jan. 2022.
PARANÁ. SEED. Caderno de Itinerários formativos 2022. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/sites/professores/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/caderno_itinerarios_formativos2022.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
ROCHA, F. S. M. da; et al. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19.
Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 05 mar. 2022.
RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D.; ISOTANI, S. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento. vol. 4, n. 1, dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14485. Acesso em 15 jan. 2022.
SANTOS, V. A. dos, et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. Anais [...]. VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: http://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3875_31082020225021.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
SANTOS, W. M.; FERNANDES, I. P. Os desafios do ensino remoto em tempos pandêmicos: o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e405101523474, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.23474. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23474. Acesso em: 17 fev. 2022.
SBC. SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 03 mar. 2022.
SCHLÖGL, L. E. et. al. Ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica. Revista de Sistemas e Computação, Salvador, v. 7, n. 2, p. 304-322, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/5106. Acesso em: 10 jan. 2022.
SILVA, W. G. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial no Brasil: dificuldades e desafios. 17 f. Monografia. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, 2021. Disponível em: http://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1876. Acesso em: 10 mar. 2022.
SILVA, V.; SILVA, K.; FRANÇA, R. Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23.,
, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
p. 805-814. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.805. Acesso em: 15 jan. 2022.
SOUZA, F. et al. O desenvolvimento do Pensamento Computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 528.
SOUZA, D. da S.; DIAS, J.; SANTOS, K. S. “Não ligue o computador”: a Computação Desplugada como Estratégia Metodológica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica – Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 427–436, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99526. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/99526. Acesso em: 25 jan. 2022.
SYKORA, C. Pensamento Computacional para Todos. Disponível em: https://www.iste.org/pt/explore/computational-thinking/computational-thinking-all. Acesso em: 10 fev. 2022.
VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum [online], v. 14, n. 3,
p. 864-897, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1809-38762016000300864&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 10 jan. 2022.
ZILIO, C.; NÓBILE, M. F. O Pensamento Computacional na formação continuada de professores que atuam no laboratório de informática. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de jun. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.