Jovens em formação profissional

representações sociais de projetos de vida

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO06

Résumé

Este artigo discorre sobre as representações sociais de projeto de vida elaboradas por jovens em formação profissional. A experiência com os jovens tem mostrado que, no contexto atual, estão presentes hesitações, preocupações no porvir, incertezas quanto às escolhas profissionais e ausência de rumo.  O objetivo é apresentar os resultados gerados por meio da pesquisa realizada com 90 jovens entre 18 e 24 anos, oriundos de escolas públicas, que participam de um programa de capacitação e inserção profissional. A participação foi voluntária e por adesão. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário do Google Forms com 12 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas.  Temas como trajetória de vida; inserção profissional e aspectos que impactaram os projetos de vida no contexto pandêmico foram tratados nesta pesquisa e serão analisados à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS).  Nos resultados apresentados, constata-se que o projeto de vida pode dar um direcionamento para a jornada da vida, e que é preciso planejar, atingir metas e ter um objetivo para ir adiante.  No que se refere ao contexto pandêmico, houve uma adaptação da realidade, ao mesmo tempo em que houve um atraso no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram a visão dos jovens em relação ao que pensam sobre os seus projetos de vida, a influência da família, amigos, escola, professores, o significado dessas relações em seu percurso profissional. 

Palavras-chave: Jovem. Formação Profissional. Projeto de Vida.

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Bibliographies de l'auteur

Margareth Braz Ramos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda em Educação pela UNESA; linha de pesquisa em Representações Sociais; Orientadora: Edna Chamon. Mestre em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduada em Pedagogia pela UERJ. Experiência na área de Educação há mais de 35 anos, com ênfase na área de Representações sociais de projeto de vida de jovens aprendizes em inserção profissional. Atualmente é docente nos curso de Gestão em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio e Instrutora nos cursos de capacitação profissional pelo SENAC. Pesquisadora nas áreas de Representações Sociais, Educação, Avaliação e Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa de Representações Sociais. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bacharelado concluído em 1985 e Licenciatura concluída em 1986) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (concluído em 1991). Tem experiência em Ensino Superior (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), Ensino Médio Regular, Técnico e Formação de Professores (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II) e Ensino Fundamental II (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Colégio Bahiense). Atualmente é professora 40 horas com Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II, onde leciona Biologia para o Ensino Médio, no campus Niterói, e Metodologias de Ensino de Ciências e Biologia no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), no campus São Cristóvão III. Atua também na orientação de alunos do Curso de Especialização em Ciências e Biologia do Colégio Pedro II.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (Unesa/RJ). Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail)/França, com pós-doutorado em Educação na Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e o Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade de Taubaté (UNITAU/SP). Membro do Grupo de Pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação do CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas. Atua nas áreas de Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

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Publiée

2022-10-07

Comment citer

Ramos, M. B., Maria de Oliveira Sordillo, C. ., & Maria Querido de Oliveira Chamon, E. . (2022). Jovens em formação profissional: representações sociais de projetos de vida. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO06