Práticas de leitura na infância

O que pensam as crianças?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS11

Résumé

Vivências com o universo da leitura e da escrita ocorrem cada vez mais cedo na vida da criança. Na escola da infância, ao vivenciar experiências coletivas com as práticas de uma sociedade letrada, há uma multiplicidade de sentidos para se apropriar, reconstruir e, por meio deles, produzir cultura. Dessa forma, buscamos analisar a percepção das crianças sobre práticas leitoras vivenciadas em uma instituição de Educação Infantil, a partir de um recorte de uma pesquisa de Pós-graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado). A pesquisa contou com 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idades variando entre 5 e 6 anos.
A participação se efetivou por meio de um roteiro de entrevista adaptado para as crianças da Educação Infantil. As respostas foram gravadas, transcritas e analisadas posteriormente em três categorias: acesso aos livros, situações que envolvam os livros de literatura e práticas de leitura e de contação de histórias. Como fundamentação teórica, buscamos destacar aspectos históricos-sociais da formação humana, bem como de especificidades do desenvolvimento humano na infância, em um processo interativo. A partir dos sentidos que são produzidos frente às vivências das crianças, os resultados indicam a necessidade de experiências ricas de leitura e escrita, capazes de produzir a exploração, interação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças na escola da infância. A organização de tempos, espaços e práticas de leitura literária na infância favorecem a relação da criança com o livro, consigo e com o mundo à sua volta, criando ainda um sentido positivo do que seja a leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, UENP/professora colaboradora

Mestre e doutora em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, curso de Pedagogia.

Katya Luciane de Oliveira , UEL/ Professora associada

Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Programa de Pós-graduação  em  Psicologia  (na  função  de  coordenadora)  e  do Programa  de  Pós-graduação  em  Educação.

Téléchargements

Publiée

2023-03-21

Comment citer

Felipe Guerim Fernandes, G., & Oliveira , K. L. de. (2023). Práticas de leitura na infância: O que pensam as crianças?. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS11