Formação docente para e na Educação Profissional e Tecnológica

uma ilustre esquecida

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS04

Résumé

Este artigo resultou de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer a produção acadêmica acerca da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Realizou-se um estado do conhecimento a partir dos trabalhos publicados nos anais dessas reuniões no período de 2010 a 2021, especificamente nos Grupos de Trabalho (GT) 8 e 9. Foram considerados, a princípio, os títulos e os resumos dos artigos apresentados nesses GT, e, tendo como critério de inclusão o tema central formação docente na EPT, foram selecionados 9 artigos para o estudo. A leitura e análise dos textos revelou uma diversidade de pesquisas voltadas para a formação e a prática docente na EPT, a saber: a docência nos cursos superiores de tecnologia, no Ensino Médio Integrado e na Educação de Jovens e Adultos integrada à EPT, a formação continuada de professores bacharéis, as licenciaturas nos Institutos Federais, dentre outros. Percebeu-se que, apesar dos avanços nas pesquisas sobre a formação de professores para a EPT, o baixo número de trabalhos apresentados nas reuniões da Anped, quando comparado ao total de trabalhos apresentados nos dois GT, indica que há um esquecimento desse tema, apesar da relevância desses encontros e da participação nestes de pesquisadores renomados na área.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em História (UFPB), Doutor em Educação (UFRN) e Pós-Doutor em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). 

Téléchargements

Publiée

2022-10-07

Comment citer

das Chagas Silva Souza, F. (2022). Formação docente para e na Educação Profissional e Tecnológica: uma ilustre esquecida. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS04