Reordenamento de escolas e municipalização do ensino:

o que dizem as pesquisas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO09

Résumé

O artigo apresenta uma análise teórica de 36 estudos que abordam a municipalização do ensino e/ou o reordenamento de escolas publicados entre 2007 e 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, cuja metodologia envolveu o levantamento de trabalhos a respeito dos temas em dois repositórios de teses e dissertações: o Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Aborda-se a temática do reordenamento das redes físicas a partir de um olhar crítico-reflexivo, vinculando-o ao processo de descentralização da educação básica fomentada pelo modelo de estado neoliberal e gerencialista. A análise realizada, por meio do Estado da Questão, fundamentou-se nas dimensões ou motivações apresentadas por Akkari (2011) no que diz respeito às justificativas para implementação de novas formas organizacionais e políticas educacionais. Argumenta-se que há relação entre políticas descentralizadoras, municipalização do ensino e reordenamento das escolas. Concluiu-se que: a) o reordenamento da rede física não é algo novo, porém, nas últimas décadas, diante das exigências de organismos internacionais, novas formas de arranjos políticos-institucionais são implementadas, o que insere o reordenamento das escolas no contexto e agendas de inovação e modernização da gestão educacional e b) há diferentes perspectivas de reordenamento de rede escolar, orientada principalmente, para dar maior ênfase à eficiência dos serviços prestados pelas escolas.

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Bibliographies de l'auteur

ERINEUDA DO AMARAL SOARES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil. Doutora em Educação.

Eloisa Maia Vidal, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil. Doutora em Educação.

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Publiée

2022-12-08

Comment citer

DO AMARAL SOARES, E., & Maia Vidal, E. . (2022). Reordenamento de escolas e municipalização do ensino:: o que dizem as pesquisas. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO09