Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS07Résumé
O texto tem o propósito de indicar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Focaliza a análise sobre tempos e espaços de vida profissional e pessoal desses professores, considerando acontecimentos e aprendizagens, necessidades e expectativas, ao longo da carreira. A metodologia de estudo é de abordagem qualitativa, considerando como fonte de dados os depoimentos de professores alfabetizadores de um município da região metropolitana de Curitiba. Para a análise foram observados os momentos e acontecimentos “charneira” (JOSSO, 2004), a partir do que dizem os professores alfabetizadores sobre a inserção profissional e continuidade como alfabetizadoras. O estudo aponta o ingresso como professor alfabetizador, a formação durante a prática pedagógica, a formação continuada e as condições de trabalho como elementos, momentos e espaços fundamentais na constituição do desenvolvimento profissional. Os resultados, ainda, indicam que o desenvolvimento profissional nasce, em um primeiro momento das incertezas, e se intensifica com a estabilidade na prática alfabetizadora, favorecendo a continuidade para tornar-se professor alfabetizador.Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação : uma introduçãoà teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CAMPBELL, A. Teachers’ research and professional development in England:some questions, issues and concerns. Journal of In-Service Education , v. 29, n.3, p. 375-388, set. 2007. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13674580300200281>. Acesso em: 20 set. 2016.
CANÁRIO, R. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: CONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE E PARA A EQUIDADE DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, 2007, Lisboa. Anais ... Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação, 2007. p. 133-148.
CARTAXO, S. R. M. Formação continuada do professor alfabetizador : abordagens, processos e práticas. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.
COSTA, M. R. Avaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para odesenvolvimento profissional? Contrapontos , v. 7, n. 1, p. 107-127, jan./abr. 2007.Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198471142007000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 out. 2016.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores : os desafios da aprendizagempermanente. Porto: Porto Editora, 2001.
DESIMONE, L. M. Improving impact studies of teachers’ professional development: toward better conceptualizations and measures. Educational Researcher , v. 38, n. 3, p. 181-199, abr. 2009.
GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores . Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-169.
GONTIJO, C. M. M. A escrita infantil . São Paulo: Cortez, 2008.
GONTIJO, C. M. M. Alfabetização : políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Editora Autores Associados, 2014.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores . Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação . São Paulo: Cortez, 2004.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento : uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
MARCELO, C. Formação de professores : para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação , n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática . Campinas: Papirus, 1998.
MARTINS, P. L. O. O campo da Didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, E.; TRAVERSINI, C.; PERES, E.; BONIN, I. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender : didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 585-601.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização . São Paulo: Unesp, 2000.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional , v. 10, n. 30, p. 285-300, 2010.
SOARES, M. Letramento : um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 1998.
SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil : reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2004. p. 89-113.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
VAILLANT, D.; MARCELO GARCIA, C. Ensinado a ensinar : as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.