Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional

Autores/as

  • Liliamar Hoça Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR
  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS07

Resumen

O texto tem o propósito de indicar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Focaliza a análise sobre tempos e espaços de vida profissional e pessoal desses professores, considerando acontecimentos e aprendizagens, necessidades e expectativas, ao longo da carreira. A metodologia de estudo é de abordagem qualitativa, considerando como fonte de dados os depoimentos de professores alfabetizadores de um município da região metropolitana de Curitiba. Para a análise foram observados os momentos e acontecimentos “charneira” (JOSSO, 2004), a partir do que dizem os professores alfabetizadores sobre a inserção profissional e continuidade como alfabetizadoras. O estudo aponta o ingresso como professor alfabetizador, a formação durante a prática pedagógica, a formação continuada e as condições de trabalho como elementos, momentos e espaços fundamentais na constituição do desenvolvimento profissional. Os resultados, ainda, indicam que o desenvolvimento profissional nasce, em um primeiro momento das incertezas, e se intensifica com a estabilidade na prática alfabetizadora, favorecendo a continuidade para tornar-se professor alfabetizador.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Hoça, L., Paulin Romanowski, J., & Manosso Cartaxo, S. R. (2016). Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 937–965. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS07