O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09

Résumé

O presente artigo tem como objetivo compreender o papel do Instituto Nossa Senhora da Glória no processo de escolarização em Francisco Beltrão e região, no período que vai de 1952 a 1982. Nesses trinta anos, o Instituto passou por uma série de experiências que envolveram a participação da comunidade, das autoridades públicas e do poder público. Para tanto, nos servimos de fontes bibliográficas, documentais e orais e fizemos uma análise dialética, considerando o contexto dos dados e o cruzamento das fontes analisadas. As Irmãs Escolares se empenharam no processo de escolarização de crianças e jovens de Francisco Beltrão, no Paraná, e região. Iniciaram os trabalhos em salas improvisadas alugadas ou emprestadas. Com o apoio das famílias, de lideranças comunitárias, dos poderes municipal, estadual e Federal e com recursos vindos da Alemanha, construíram escolas na cidade e na região, que contribuíram de forma significativa, para o avanço da educação no período, visto que o Estado não conseguia atender à demanda educacional por falta de recursos e por negligência dos gestores. Evidenciamos que o Instituto Nossa Senhora da Glória se constituiu em um polo que possibilitou a criação de várias escolas públicas no período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Moacir da Costa Belliato, Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Sagrada Teologia pelo Studium Theologicum Jerosalomitanum em Jerusalém – Israel. Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios, Maranguape – Rio de Janeiro. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutorando em Geografia pela UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão – Linha de pesquisa: Geografia e Ensino.

Andre Paulo Castanha, Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP.

Téléchargements

Publiée

2022-06-15

Comment citer

Belliato, M. da C., & Castanha, A. P. (2022). O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982). Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09