O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender o papel do Instituto Nossa Senhora da Glória no processo de escolarização em Francisco Beltrão e região, no período que vai de 1952 a 1982. Nesses trinta anos, o Instituto passou por uma série de experiências que envolveram a participação da comunidade, das autoridades públicas e do poder público. Para tanto, nos servimos de fontes bibliográficas, documentais e orais e fizemos uma análise dialética, considerando o contexto dos dados e o cruzamento das fontes analisadas. As Irmãs Escolares se empenharam no processo de escolarização de crianças e jovens de Francisco Beltrão, no Paraná, e região. Iniciaram os trabalhos em salas improvisadas alugadas ou emprestadas. Com o apoio das famílias, de lideranças comunitárias, dos poderes municipal, estadual e Federal e com recursos vindos da Alemanha, construíram escolas na cidade e na região, que contribuíram de forma significativa, para o avanço da educação no período, visto que o Estado não conseguia atender à demanda educacional por falta de recursos e por negligência dos gestores. Evidenciamos que o Instituto Nossa Senhora da Glória se constituiu em um polo que possibilitou a criação de várias escolas públicas no período.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Moacir da Costa Belliato, Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Sagrada Teologia pelo Studium Theologicum Jerosalomitanum em Jerusalém – Israel. Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios, Maranguape – Rio de Janeiro. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutorando em Geografia pela UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão – Linha de pesquisa: Geografia e Ensino.

Andre Paulo Castanha, Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP.

Published

2022-06-15

How to Cite

Belliato, M. da C., & Castanha, A. P. (2022). O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982). Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09