Formação de professores da EJA em tempos de pandemia

interação, criatividade e aprendizagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS10

Résumé

Este artigo objetiva, a partir de um estudo de caso, descrever os processos que configuram um programa de formação continuada a professores da Educação de Jovens e Adultos no momento da pandemia da COVID-19, com vistas ao desenvolvimento de processos inovadores capazes de produzir mudanças por meio da interação, criatividade e aprendizagem. O estudo de caso se desenvolve nos limites da pesquisa qualitativa de abordagem descritiva e teve os dados gerados a partir de questionário, chat dos encontros, dos aplicativos utilizados nos encontros e do questionário de avaliação do processo de formação realizado com vinte e um professores que atuam em um Centro Estadual de Educação Básica na cidade de Almirante Tamandaré, PR. Tendo por base as análises, percebemos que o momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, mostrou que os professores têm vivenciado desafios significativos, como a falta de formação específica em estratégias didáticas que utilizam tecnologias, o difícil acesso à internet por parte dos professores e dos alunos e a falta de equipamentos tecnológicos apropriados em suas práticas pedagógicas, com destaque para a falta de interação vivida na pandemia, distanciando professores de professores e professores de alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2022-02-01

Comment citer

Bolfe, M., & Portilho, E. M. L. (2022). Formação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS10