Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar

uma revisão de escopo

Autores

  • Guilherme da Silva Gasparotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Rodrigo Tramutolo Navarro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS03

Resumo

Algumas práticas tradicionais orientais já demonstraram evidências relevantes no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos relacionados ao bem-estar e à saúde de diversas populações. Entretanto, a relação com aspectos educacionais não está clara. O Qigong é uma prática corporal oriental tradicional com efeitos positivos sobre fatores psicológicos, emocionais, afetivos, físicos, fatores estes que podem impactar no desenvolvimento escolar. Apesar de alguns estudos relatarem a prática de Qigong em contexto escolar, não se observa uma sistematização dos achados e sobre quais desfechos a prática pode atuar. Diante disso, o objetivo dessa revisão de escopo é demonstrar o quanto é explorada a prática de Qigong em contexto escolar, de que forma se apresentam as intervenções e quais os principais resultados relacionados a desfechos educacionais. Para tal, foram selecionadas as bases Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde/BVS e ASP/Ebsco. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estes foram identificados entre os MeshTerms (Pubmed) e Thesaurus (Eric) e na plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS. Além dos descritores, para a busca relacionada ao fator de exposição, foram utilizadas as palavras “Qigong”, “Chi Kung” ou “Tai Chi”. A amostra final foi composta por oito estudos que apresentaram resultados de diferentes protocolos de intervenções com Qigong sobre fatores como estresse, atenção, bem-estar, angústia, excesso de uso de computador, depressão, comportamento social e notas de estudantes crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação Física. Docente do IFPR e do programa de pós-graduação em Educação da UFPR

Rodrigo Tramutolo Navarro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação Física. Docente do IFPR

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

Gasparotto, G. da S., & Navarro, R. T. (2022). Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS03