Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06

Résumé

Este artigo trata sobre um relato de experiência pedagógica desenvolvida por meio da disciplina História e Patrimônio, no curso de História, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica — Parfor/Maranhão a partir da visita ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia, em São Luís-MA. Objetivou-se com o estudo compreender a importância da metodologia museológica para a educação histórica no ensino de História a partir da história local. Utilizou-se como referencial teórico: Barca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Canclini (1997), Hall (2007), Rüsen (2007), dentre outros autores para responder às questões iniciais: qual a concepção sobre cultura indígena o Museu proporciona aos visitantes? Qual a relação entre a história da cultura indígena e europeia a partir da leitura museológica? Como relacionar o ensino de História à educação museológica? A metodologia consistiu na análise bibliográfica sobre o tema, observação in loco, caderno de campo e questionário semiestruturado, que foi analisado e debatido em sala de aula. Os sujeitos participantes da pesquisa foram quatro professores/alunos indígenas do Parfor. O resultado infere que a visitação ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia traz significado quando é fundamentada teoricamente e contextualizada a partir da história local e da educação histórica. Conclui-se que, como estratégia metodológica, a visita ao museu, favoreceu outras leituras sobre as origens do povo brasileiro, reflexões sobre a memória histórica e valorização da história local, sendo uma possibilidade viável e necessária ao ensino de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em História Ensino e Narrativas pela Universidade Estadual do Maranhão(PPGHIST/UEMA) e em Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira Portugal (UMA). Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba(FACINTER) e em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Pesquisadora bolsista pela FAPEMA (Fundação de Amparo a Pesquisa no Maranhão) 2013-2017. Participa do Grupo de Pesquisa Fundamentos e Metodologias do Ensino de História na Educação Básica (GRUPEHEB/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior pela Universidade Estadual do Ceara (UECE) e Integrante do Grupo de Extensão em Formação Continuada em Gênero e Educação para Relações étnico Raciais.Possui experiência nas seguintes disciplinas Pesquisa Educacional, Tecnologia da Informação no ensino de Historia,História da Educação e Psicologia da Educação. Professora bolsista pelo PARFOR/UFMA (Programa de Formação de professores da educação básica) no curso de Pedagogia e História. Professora da Educação Básica do Maranhão (ensino fundamental e médio) há 16 anos.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Téléchargements

Publiée

2021-05-10

Comment citer

dos Santos Reinaldo Verde, A. P., & Martins, E. S. (2021). Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06