Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06

Resumo

Este artigo trata sobre um relato de experiência pedagógica desenvolvida por meio da disciplina História e Patrimônio, no curso de História, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica — Parfor/Maranhão a partir da visita ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia, em São Luís-MA. Objetivou-se com o estudo compreender a importância da metodologia museológica para a educação histórica no ensino de História a partir da história local. Utilizou-se como referencial teórico: Barca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Canclini (1997), Hall (2007), Rüsen (2007), dentre outros autores para responder às questões iniciais: qual a concepção sobre cultura indígena o Museu proporciona aos visitantes? Qual a relação entre a história da cultura indígena e europeia a partir da leitura museológica? Como relacionar o ensino de História à educação museológica? A metodologia consistiu na análise bibliográfica sobre o tema, observação in loco, caderno de campo e questionário semiestruturado, que foi analisado e debatido em sala de aula. Os sujeitos participantes da pesquisa foram quatro professores/alunos indígenas do Parfor. O resultado infere que a visitação ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia traz significado quando é fundamentada teoricamente e contextualizada a partir da história local e da educação histórica. Conclui-se que, como estratégia metodológica, a visita ao museu, favoreceu outras leituras sobre as origens do povo brasileiro, reflexões sobre a memória histórica e valorização da história local, sendo uma possibilidade viável e necessária ao ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em História Ensino e Narrativas pela Universidade Estadual do Maranhão(PPGHIST/UEMA) e em Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira Portugal (UMA). Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba(FACINTER) e em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Pesquisadora bolsista pela FAPEMA (Fundação de Amparo a Pesquisa no Maranhão) 2013-2017. Participa do Grupo de Pesquisa Fundamentos e Metodologias do Ensino de História na Educação Básica (GRUPEHEB/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior pela Universidade Estadual do Ceara (UECE) e Integrante do Grupo de Extensão em Formação Continuada em Gênero e Educação para Relações étnico Raciais.Possui experiência nas seguintes disciplinas Pesquisa Educacional, Tecnologia da Informação no ensino de Historia,História da Educação e Psicologia da Educação. Professora bolsista pelo PARFOR/UFMA (Programa de Formação de professores da educação básica) no curso de Pedagogia e História. Professora da Educação Básica do Maranhão (ensino fundamental e médio) há 16 anos.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

dos Santos Reinaldo Verde, A. P., & Martins, E. S. (2021). Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06