Formação educacional e redes de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira na Paraíba (Século XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS05

Resumo

A educação feminina na transição do século XIX para século XX no Brasil era precária. Desse modo, a inserção das mulheres no debate público foi tardia e, muitas vezes, secundarizada. O objetivo desta investigação é entender como se deu o processo de formação educacional, além dos deslocamentos nos espaços de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira, nas primeiras décadas do século XX, no estado da Paraíba. Com isso, pretende-se também ampliar esta compreensão para além da narrativa individual, buscando tecer paralelos com outras trajetórias femininas do mesmo período, a identificando de modo geracional. Para tanto, as fontes utilizadas foram, prioritariamente, escritos biográficos e (auto)biográfico, com o objetivo de localizar a personagem no emaranhado das teias sociais da sua trajetória. Por um lado, os textos biográficos se inserem numa tradição narrativa que busca capturar e enaltecer o/a biografado/a. Por outro lado, os escritos (auto)biográficos trazem lances revelados pelo/a protagonista da vida narrada. É possível identificar que houve forte ligação da religião com os preceitos educacionais das mulheres nesta época, o que, de certa forma, foi incorporado nos repertórios e na forma de legitimação social de uma geração de mulheres intelectualizadas no Brasil nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Sousa Galvíncio, Universidade Federal da Paraíba

História da Educação, História das Mulheres e História da Infância.

 

Professora do Departamento de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (CE-DEBAS). Possui Graduação em Pedagogia (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-CE-UFPB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GT Paraíba (HISTEDBR-PB), na linha de pesquisa História intelectual e dos intelectuais, (auto) biografias e estudos de gênero; do Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO (UFPB), e do Grupo de História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no BrasiL (PUC/SP).Desenvolve pesquisas na área de História da Educação com ênfase em História dos Intelectuais, das Mulheres, das crianças e das Infâncias. Atualmente assume a função de Diretora de Divulgação de Ações Acadêmicas e Científicas na Agência UFPB de Cooperação Internacional.

Jean Carlo de Carvallho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação). É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Coordenador da Linha de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB) no biênio 2016-2018 e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE_UFPB) no Biênio 2018-2020. Membro Titular do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) no biênio 2019-2021. Desenvolve pesquisas sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB, bem como o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Galvíncio, A. S., & Costa, J. C. de C. (2020). Formação educacional e redes de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira na Paraíba (Século XX). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS05