Formação educacional e redes de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira na Paraíba (Século XX)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS05

Resumen

A educação feminina na transição do século XIX para século XX no Brasil era precária. Desse modo, a inserção das mulheres no debate público foi tardia e, muitas vezes, secundarizada. O objetivo desta investigação é entender como se deu o processo de formação educacional, além dos deslocamentos nos espaços de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira, nas primeiras décadas do século XX, no estado da Paraíba. Com isso, pretende-se também ampliar esta compreensão para além da narrativa individual, buscando tecer paralelos com outras trajetórias femininas do mesmo período, a identificando de modo geracional. Para tanto, as fontes utilizadas foram, prioritariamente, escritos biográficos e (auto)biográfico, com o objetivo de localizar a personagem no emaranhado das teias sociais da sua trajetória. Por um lado, os textos biográficos se inserem numa tradição narrativa que busca capturar e enaltecer o/a biografado/a. Por outro lado, os escritos (auto)biográficos trazem lances revelados pelo/a protagonista da vida narrada. É possível identificar que houve forte ligação da religião com os preceitos educacionais das mulheres nesta época, o que, de certa forma, foi incorporado nos repertórios e na forma de legitimação social de uma geração de mulheres intelectualizadas no Brasil nesse período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Sousa Galvíncio, Universidade Federal da Paraíba

História da Educação, História das Mulheres e História da Infância.

 

Professora do Departamento de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (CE-DEBAS). Possui Graduação em Pedagogia (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-CE-UFPB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GT Paraíba (HISTEDBR-PB), na linha de pesquisa História intelectual e dos intelectuais, (auto) biografias e estudos de gênero; do Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO (UFPB), e do Grupo de História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no BrasiL (PUC/SP).Desenvolve pesquisas na área de História da Educação com ênfase em História dos Intelectuais, das Mulheres, das crianças e das Infâncias. Atualmente assume a função de Diretora de Divulgação de Ações Acadêmicas e Científicas na Agência UFPB de Cooperação Internacional.

Jean Carlo de Carvallho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação). É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Coordenador da Linha de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB) no biênio 2016-2018 e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE_UFPB) no Biênio 2018-2020. Membro Titular do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) no biênio 2019-2021. Desenvolve pesquisas sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB, bem como o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Galvíncio, A. S., & Costa, J. C. de C. (2020). Formação educacional e redes de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira na Paraíba (Século XX). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS05