Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS05

Résumé

Este artigo reúne experiências realizadas em uma instituição de ensino superior confessional, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de convênio firmado com o Google para Educação, novas abordagens didáticas foram sugeridas aos professores de todos os cursos, objetivando uma maior qualificação das aulas e um
maior interesse dos estudantes. Os docentes foram apresentados ao conceito de metodologias ativas, ferramentas que buscam dinamizar as aulas e tornar mais significativo o aprendizado dos estudantes. As falas de alunos de uma turma da disciplina Didática, oferecida aos cursos de História e Pedagogia, sobre as aulas, sobre as metodologias ativas e o uso de tecnologias Google, foram interpretadas com uso da
Análise de Discurso. As falas foram coletadas na avaliação do curso e retratam, em certa medida, que muitos dos objetivos traçados, pela instituição quando da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas tecnológicas e pelo docente responsável quanto à sequência de ações didáticas, foram alcançados, e alguns deles até superados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), com pós-doutorado em Educação (UFF). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP e professor do Unilasalle-RJ.

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Titular (Aposentada) de Didática da UFF. Professora Titular (Aposentada) da Área de Ensino-Aprendizagem da Uerj. Professora Decana do Unilasalle-RJ. Bolsista em Produtividade do CNPq, nível 1D. 

Téléchargements

Publiée

2021-08-26

Comment citer

Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, M., & Rangel, M. (2021). Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS05