Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS05

Resumen

Este artigo reúne experiências realizadas em uma instituição de ensino superior confessional, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de convênio firmado com o Google para Educação, novas abordagens didáticas foram sugeridas aos professores de todos os cursos, objetivando uma maior qualificação das aulas e um
maior interesse dos estudantes. Os docentes foram apresentados ao conceito de metodologias ativas, ferramentas que buscam dinamizar as aulas e tornar mais significativo o aprendizado dos estudantes. As falas de alunos de uma turma da disciplina Didática, oferecida aos cursos de História e Pedagogia, sobre as aulas, sobre as metodologias ativas e o uso de tecnologias Google, foram interpretadas com uso da
Análise de Discurso. As falas foram coletadas na avaliação do curso e retratam, em certa medida, que muitos dos objetivos traçados, pela instituição quando da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas tecnológicas e pelo docente responsável quanto à sequência de ações didáticas, foram alcançados, e alguns deles até superados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), com pós-doutorado em Educação (UFF). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP e professor do Unilasalle-RJ.

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UFRJ), com pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Titular (Aposentada) de Didática da UFF. Professora Titular (Aposentada) da Área de Ensino-Aprendizagem da Uerj. Professora Decana do Unilasalle-RJ. Bolsista em Produtividade do CNPq, nível 1D. 

Publicado

2021-08-26

Cómo citar

Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, M., & Rangel, M. (2021). Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS05