Os clássicos na formação docente: reflexões acerca do PNE (2014)

Auteurs

  • Terezinha Oliveira
  • Rafael Henrique Santin Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS3

Résumé

O artigo que apresentamos traz para o debate as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam da formação de professores analisado à luz de dois clássicos do pensamento medieval,: João de Salsbury (século XII) e Boaventura de Bagnoregio (século XIII). Não pretendemos, com isso, afirmar que os escritos desses dois pensadores da Idade Média são capazes, por si, de nos fazer entender o PNE e influenciar diretamente o encaminhamento a ser dado para a educação no presente, como se o presente pudesse ser entendido a partir dos pressupostos do passado. Todavia, uma reflexão a partir de uma experiência do passado pode nos proporcionar importantes lições para compreendermos melhor o que significa educação de excelência. Para isso, partimos dos princípios teórico-metodológicos da História uma experiência do passado pode nos proporcionar importantes lições para compreendermos melhor o que significa educação de excelência. Para isso, partimos dos princípios teórico-metodológicos da História Social, que assevera ser o homem no tempo o objeto próprio da história como ciência.keywords: História da Educação Medieval. Plano Nacional de Educação. João de Salsbury. Boaventura de Bagnoregio. 

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Publiée

2015-07-13

Comment citer

Oliveira, T., & Santin, R. H. (2015). Os clássicos na formação docente: reflexões acerca do PNE (2014). Revista Diálogo Educacional, 15(46), 661–681. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS3