Vol. 11 Núm. 32 (2011): Aprendizagem e conhecimento na formação de professores

Publicado: 2011-07-07

Dossiê

  • Representações sociais de ingressantes de Pedagogia sobre creche e pré-escola: um estudo em quatro Estados brasileiros

    Lenira Haddad, Maria Helena Cordeiro
    15-35
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4069
  • A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE CONTAM AS CRIANÇAS?

    Rita de Cássia Martins, Marynelma Camargo Garanhani
    37-56
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4621
  • A educação infantil e seu cotidiano

    Elaine Maria Salies Landell de Moura, Paulo Alexandre Cordeiro Vasconcelos
    57-67
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4081
  • Habilidades matemáticas básicas en alumnos de 3º de Infanti l: detección temprana de dificultades de aprendizaje y orientaciones para la intervención

    Maria Cristina Núñez del Río, Maria Isabel Pascual Gómez
    83-105
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4087
  • Educação infanti l: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa

    Laura Monte Serrat Barbosa, Larissa Maria Volcov Alves, Mônica Cristiane David
    107-122
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4093
  • O desafio de pesquisar a educação infanti l: limites e possibilidades

    Evelise Maria Labatut Portilho, Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos, Juliana Boff Aramayo Cruz
    123-142
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4096
  • Un outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group

    Nikos Kalampalikis
    435-467
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4405

Artigos

  • MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
    145-165
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4108
  • EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO MAIS ORGÂNICA

    José Augusto Florentino, Cleoni Maria Barboza Fernandes
    167-186
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4114
  • A educação superior em prova: o perfi l da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006

    José Carlos Rothen, Fernanda Nasciutti
    187-206
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4120
  • REALIDADE DO PROFESSOR SUBSTI TUTO NASUNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE

    Daniela da Silva Aimi, Silvia Maria de Aguiar Isaia
    207-224
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4126
  • Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa

    Viviane Fernandes Faria Pinto, Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel
    225-245
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4132

Apresentação

  • Editorial

    Evelise Maria Labatut Portilho
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4063

Resenhas

  • Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?

    Ricardo Antunes de Sá
    249-253
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4135