A docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica.

Autores/as

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon UNICENTRO
  • Antonio Carlos Frasson UTFPR
  • Luis Mauricio Martins de Resende UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO05

Palabras clave:

Formação de professores. Docência. Educação a distância. Educação básica. Abstract

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo central discutir sobre a docência em cursos de formação de professores EaD e suas implicações à educação básica, partindo do princípio que os professores formadores trazem saberes e experiências que se refletem na prática pedagógica nas instituições de ensino. Para tanto, buscou-se investigar se há pesquisas que abordem a temática em questão, por meio de um levantamento do tipo estado da arte no Portal da Capes de teses e dissertações com análise da temática, dos resumos e palavras-chave. Este levantamento realizado nos meses de maio e junho de 2015 revelou que os trabalhos focam a docência em cursos EaD em termos de seu perfil, característica, bem como a figura do tutor é explorada. Realizou-se, também, um levantamento de artigos que abordam a docência no contexto da EaD e as possíveis relações/implicações com a educação básica, no Portal de Periódicos da Capes, de modo que os artigos selecionados foram analisados em sua íntegra. Pode-se inferir que a docência em cursos de formação de professores EaD requer uma formação específica e contínua, assim como nos demais níveis e modalidades de ensino; tendo como premissa que a qualidade da educação, seja na formação acadêmica em cursos de licenciatura ou na educação básica, pode ser garantida à medida que os docentes sejam inseridos em processos formativos.

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SITES CONSULTADOS: http://www.periodicos.capes.gov.br; e, http://bancodeteses.capes.gov.br. Acesso em: maio/junho de 2015.

Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Gardacho Pietrobon, S. R., Frasson, A. C., & Martins de Resende, L. M. (2017). A docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 613–638. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO05