A docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica.
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO05Mots-clés :
Formação de professores. Docência. Educação a distância. Educação básica. AbstractRésumé
O presente trabalho tem como objetivo central discutir sobre a docência em cursos de formação de professores EaD e suas implicações à educação básica, partindo do princípio que os professores formadores trazem saberes e experiências que se refletem na prática pedagógica nas instituições de ensino. Para tanto, buscou-se investigar se há pesquisas que abordem a temática em questão, por meio de um levantamento do tipo estado da arte no Portal da Capes de teses e dissertações com análise da temática, dos resumos e palavras-chave. Este levantamento realizado nos meses de maio e junho de 2015 revelou que os trabalhos focam a docência em cursos EaD em termos de seu perfil, característica, bem como a figura do tutor é explorada. Realizou-se, também, um levantamento de artigos que abordam a docência no contexto da EaD e as possíveis relações/implicações com a educação básica, no Portal de Periódicos da Capes, de modo que os artigos selecionados foram analisados em sua íntegra. Pode-se inferir que a docência em cursos de formação de professores EaD requer uma formação específica e contínua, assim como nos demais níveis e modalidades de ensino; tendo como premissa que a qualidade da educação, seja na formação acadêmica em cursos de licenciatura ou na educação básica, pode ser garantida à medida que os docentes sejam inseridos em processos formativos.Téléchargements
Références
BARRENECHEA, C. A. A formação da identidade do aluno na educação. Educar, Curitiba, n. 21, p. 117-131, Editora UFPR, 2003.
BEHRENS, M. A. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 47-66, nov. 2010.
BELLONI, M. L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, v.3 n.1, p.187-198, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 19 de maio de 2015.
CLÍMACO, J. C. T. de S. Educação a distância: política pública essencial à educação brasileira. RBPG, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 15-28, dezembro 2011.
CLÍMACO, J. C. T. de S.; NEVES, C. M. de C.; LIMA, B. F. Z. de. Ações da Capes para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 9, nº 16, p. 181-209, abril de 2012.
CORTELAZZO, I. B. de C. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2010.
FELDKERCHER, N. O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de matemática da UFPEL. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. 2011.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, M.T. M. A formação do professor na era de mudança de paradigma educacional. In: FIDALGO, F.S.R. ET AL. Educação a Distância: meios, atores e processos. CAED-UFMG: Belo Horizonte, 2013.
INEP. Censo da educação básica: 2012 – resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
MARTINS, L. A. Educação a distância: implicações na prática docente. Discursividade - web revista, Campo Grande, MS, ed. nº 8, p. 1-13, ago./dez. 2011.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. de C.; OLIVEIRA, M. R. G. de (orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
MORÉ, R. P. O. et al. Formação docente e educação a distância: um estudo do cenário educativo de Santa Catarina. Revista de Ciências da Administração. v.14, nº 32, p. 9-20, abril de 2012.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 10ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005.
MUGNOL, M. A Educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009.
NEVES, C. M. de C. A Capes e a formação de professores para a educação básica. RBPG, Brasília, supl. 2, v. 8, p. 353-373, março de 2012.
NUNES, J. B. C.; SALES, V. M. B. Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de Pedagogia da UAB/UECE. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 757-773, jul./set. 2013.
OLIVEIRA, P. S. de L. Histórias de vida de multiplicadores especialistas de núcleos de tecnologia educacional: impactos da formação em sua trajetória profissional. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. 2012.
ROMANOWSKI, J. P. Conhecimentos pedagógicos nos cursos de licenciatura. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012. p. 15-26. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/1429c.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2015.
ROMANOWSKI, J. P. A aventura de formar professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 307-311, out./dez. 2013.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SANTOS, T. P. das. Contribuições do curso de educação musical a distância da UFSCAR nas percepções de licenciandos já professores. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. 2012.
SERAFINI, A. M. dos S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 61-82 jul. / out. 2012.
SITES CONSULTADOS: http://www.periodicos.capes.gov.br; e, http://bancodeteses.capes.gov.br. Acesso em: maio/junho de 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.