Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores

Autores

  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil.
  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil.
  • Maria Lourdes Gisi Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil.
  • Marciele Stiegler Ribas Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS09

Resumo

Este trabalho considera as interferências das mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas na profissão docente, em especial, em relação à valorização do professor e sua permanência na profissão. A pesquisa tem como base as representações de professores do Ensino Fundamental II sobre continuar ou não na profissão, e, para isso, tomamos inicialmente o contexto da formação docente no Brasil, em relação à valorização e à profissionalização do professor, para subsidiar a análise das representações dos professores. Os resultados indicam que as representações sobre a profissão relacionadas à não permanência decorrem de problemas como: desvalorização, baixos salários, dificuldades em relação ao comportamento dos alunos e falta de condições de trabalho para o exercício da profissão, em razão do pouco investimento na educação. Tais questões podem ser motivo da diminuição da procura pela docência na Educação Básica e da grande evasão dos cursos de licenciatura. Os professores que pretendem continuar na profissão revelam razões atreladas a aspectos afetivos, sem uma análise crítica dos aspectos políticos e da falta de condições objetivas de trabalho.  

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Ens, R. T., Eyng, A. M., Gisi, M. L., & Stiegler Ribas, M. (2014). Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 501–523. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS09