ASSESSMENT OF TEACHERS WITHIN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE CORRECT AGE (PNAIC)
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5086Resumen
This study aimed to analyze the teacher evaluation proposal included in the National Pact for Alphabetization at the Correct Age (PNAIC), a teacher education program created by the Ministry of Education in the beginning of 2013. The framework of analysis used was that assessment must be a part of the process of continuing teacher education, i.e., reflection in action. Official documents published by the Ministry of Education were examined, as well as materials that have been developed by partner Universities and offered for continuing teacher education, seeking to describe how teacher evaluation is conducted in the program. The study results suggest weaknesses in coordination between the Federal Union, States, Municipalities, Higher Education Institutions and teachers with regard to discussions of alphabetization and literacy. Furthermore, they show that it is premature to predict any relationship between the assessment of teachers conducted by the Pact and the evaluation of student performance at the end of the alphabetization cycle. It is concluded that the program needs to incorporate a broader conception of evaluation in order to legitimize the continuity of teacher education in the full exercise of pedagogical praxis.Descargas
Citas
BRASIL. Decreto n. 6755, de 29 de janeiro de 2012. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília, DF, 30 jan. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm>. Acesso em: 15 maio de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : formação do professor alfabetizador — caderno de apresentação. Brasília: MEC; SEB, 2012.
GUIMARÃES, S. R. K.; STOLTZ, T. Apresentação. In: GUIMARÃES, S. R. K.; STOLTZ, T. (Org.). Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo . Curitiba: Ed. UFPR, 2008. p. 5-10. HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré -escola a universidade . 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA — INEP. Ministério da Educação. Prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente . Brasília, 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/prova-docente>. Acesso em: 6 maio 2014. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA — INEP. Ministério da Educação. Chamada pública n. 001/2013 – prova docente . Brasília: 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/chamada-publica-n-%C2%BA-001-2013-prova--docente>. Acesso em: 6 maio 2014.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres : a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
POZO, J. I. Aquisição de conhecimento : quando a carne se faz verbo. Porto Alegre: Artmed, 2004.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio , ano 8, 2007. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf>. Acesso em: 27 maio de 2014.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. Curitiba: InterSaberes, 2012.
VENTURA, A. Avaliar professores: tarefa tão difícil como fundamental. Veja online , 16 maio 2012. Entrevista concedida a Nathalia Goulart. Disponível em:<http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/avaliar-professores-tarefa-tao-dificil- quanto-fundamental>. Acesso em: 22 fev. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.