EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FILOSOFIA, POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO, COM PROFESSORES DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DA CIDADE DE MIRACEMA DO TOCANTINS – TO
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5910Resumen
Após a realização de pesquisa (LIMA, 2010), propus-me uma investigação prática, através da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008, em curso de extensão intitulado: Leitura e prática educativa: experiências com o ensino de Filosofia, com os seguintes objetivos: (i) analisar a problemática da leitura com professores(as)/trabalhadores(as) de Filosofia do Ensino Médio da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins - TO; (ii) pôr em prática a temática da leitura através de textos filosóficos, em concomitância, aprofundamentos teóricos e, (iii) indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano. Desse trabalho, saliento a necessidade da formação continuada já que grande parte dos professores no Estado do Tocantins atua fora de área, em confirmação de pesquisa já realizada que constatou que o trabalho com a Filosofia é, simplesmente, para complementação de carga horária. Em colaboração, a universidade desempenha um papel importante, principalmente em cursos de extensão que tenham como olhar determinado aspecto para o trabalho com a Filosofia. Em nosso caso, priorização do estudo dos textos filosóficos, onde os professores foram capazes de perceber que têm muita dificuldade no referente à leitura, porém, se dispõem ao enfrentamento de eventuais empecilhos, desde as dificuldades subjetivas de compreensão até aquelas que são de natureza objetiva.Descargas
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