EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FILOSOFIA, POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO, COM PROFESSORES DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DA CIDADE DE MIRACEMA DO TOCANTINS – TO
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5910Abstract
Após a realização de pesquisa (LIMA, 2010), propus-me uma investigação prática, através da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008, em curso de extensão intitulado: Leitura e prática educativa: experiências com o ensino de Filosofia, com os seguintes objetivos: (i) analisar a problemática da leitura com professores(as)/trabalhadores(as) de Filosofia do Ensino Médio da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins - TO; (ii) pôr em prática a temática da leitura através de textos filosóficos, em concomitância, aprofundamentos teóricos e, (iii) indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano. Desse trabalho, saliento a necessidade da formação continuada já que grande parte dos professores no Estado do Tocantins atua fora de área, em confirmação de pesquisa já realizada que constatou que o trabalho com a Filosofia é, simplesmente, para complementação de carga horária. Em colaboração, a universidade desempenha um papel importante, principalmente em cursos de extensão que tenham como olhar determinado aspecto para o trabalho com a Filosofia. Em nosso caso, priorização do estudo dos textos filosóficos, onde os professores foram capazes de perceber que têm muita dificuldade no referente à leitura, porém, se dispõem ao enfrentamento de eventuais empecilhos, desde as dificuldades subjetivas de compreensão até aquelas que são de natureza objetiva.Downloads
References
DELEUZE, G., GUATTARI, F. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUPAS, G. V. política e filosofia. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1º ago 2005. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0108200509.htm>.
Acesso em: 1º ago. 2005.
DUPAS, G. Prestando contas à vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jul. 2008. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz3007200809.htm>.
Acesso em: 30 jul. 2008.
FÁVERO, A. A.; et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 257-280, 2004.
GUIDO, H. A arte de aprender: metodologia do trabalho escolar para a educação básica. Petrópolis: Vozes, 2008.
HUISMAN, D. Dicionário de obras filosóficas. Tradução de Castillo Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JOSÉ, V. Metafísica. Revista Discutindo Filosofia, ano 3, n. 14, p. 28-29, 2008.
LIMA, M. A. C. Filotextos. Governador Valadares: [s.n.], [19-?].
LIMA, M. A. C. O ensino de filosofia e suas contradições. Governador
Valadares: Ed. da Univali, 2002.
LIMA, M. A. C. A Prática de Ensino de Filosofia num contexto de reestruturação capitalista: construção de uma experiência problematizadora com o ensino. 2005. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/UFMG, Belo Horizonte, 2005.
LIMA, M. A. C. As condições do ensino de filosofia no Estado do Tocantins. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 425-440, 2010.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
MARTINS, J. A. O texto filosófico: uma necessidade. In: KUIAVA, E. A.; SANGALI, I. J.; CARBONARA, V. (Org.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2008. p. 271-289.
PORTA, M. A. G. A filosofia a partir de seus problemas: didática e metodologia do estudo filosófico. São Paulo: Loyola, 2002.
REVISTA Filosofia Ciência & Vida, ano III, n. 34, 2009.
ROMANO, R. Entre a ética e a moral. Entrevista de M. Termero. Revista Discutindo Filosofia, ano 3, n. 14, p. 25 38, 2008.
SANTOS FILHO, J. C. Educação geral na universidade como instrumento de preservação da herança cultural, religação de saberes e diálogo de culturas. In: PEREIRA, E. M. A. (Org.). Universidade e educação geral: para além da especialização. Campinas: Alínea, 1992. p. 17-64.
SARTRE, J-P. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Rita Correia Guedes. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
SEVERINO, A. J. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.