FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3745Resumen
O estudo propõe questões de investigação acerca das ações voltadasà formação de professores ao tempo do Movimento da MatemáticaModerna, desenvolvidas por três dos grupos de estudo que atuaramno Brasil nas décadas de 60 e 70. Constitui-se num estudo inicial,que pretende investigar, histórico-comparativamente, aspectosrelacionados aos trabalhos desenvolvidos pelos grupos GEEM,NEDEM e GEEMPA, que atuaram, respectivamente, nos estadosde São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.Descargas
Citas
BORGES, R. A. S. A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino. 2005. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.
______. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: encontro de certezas e ambigüidades. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 35-47, maio/ago. 2006.
CERTEAU, M. de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n. 2, p.177-229, 1990.
GEEMPA, ao tempo da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 101-112, maio/ago. 2006.
FISCHER, M. C. B.; CARPES, F. O acervo do GEEMPA como fonte para a escrita da história da educação matemática em Porto Alegre, ao tempo da matemática moderna. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS, 2006, 1., São Paulo. Resumos... São Paulo: GHEMAT/PUC-SP, 2006.
______. Reformulação metodológica do ensino da matemática no 1º grau: análise preliminar do relatório de pesquisa realizada pelo GEEMPA (1975). In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci/CAPES, 2007. p. 123-135.
GROSSI, E. P. Uma arqueologia dos saberes do GEEMPA. Revista
GEEMPA (35 anos), Porto Alegre, n. 10, p. 11-39, set. 2005.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
LIMA, F. R. Grupo de estudos do ensino da matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil – GEEM. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MARQUES, A. S. Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 50. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
NUNES, C. História da educação e comparação: algumas interrogações. In: Sociedade Brasileira de História da Educação (Org.). Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: SBHE, 2001, p. 53-71.
PINTO, N. B.; FERREIRA, A. C. C. O movimento paranaense de matemática moderna: o papel do NEDEM. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 113-122, maio/ago. 2006.
PINTO, N. B. et al. História do Movimento da Matemática Moderna no Brasil: arquivos e fontes. Guarapuava, PR: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007.
SILVA, M. C. L. Movimento da Matemática Moderna: possíveis leituras de uma cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 49-63, maio/ago. 2006.
SOARES, F. S. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, 2001.
SOUZA, G. L. D. Três décadas de educação matemática: um estudo de caso da Baixada Santista no período de 1953 – 1980. 1998. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, SP, 1998.
VALENTE, W. R. A matemática moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 19-34, maio/ago. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.