FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA

Autores/as

  • Maria Cecília Bueno Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Integrante do GHEMAT. São Leopoldo, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3745

Resumen

O estudo propõe questões de investigação acerca das ações voltadasà formação de professores ao tempo do Movimento da MatemáticaModerna, desenvolvidas por três dos grupos de estudo que atuaramno Brasil nas décadas de 60 e 70. Constitui-se num estudo inicial,que pretende investigar, histórico-comparativamente, aspectosrelacionados aos trabalhos desenvolvidos pelos grupos GEEM,NEDEM e GEEMPA, que atuaram, respectivamente, nos estadosde São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORGES, R. A. S. A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino. 2005. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

______. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: encontro de certezas e ambigüidades. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 35-47, maio/ago. 2006.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n. 2, p.177-229, 1990.

GEEMPA, ao tempo da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 101-112, maio/ago. 2006.

FISCHER, M. C. B.; CARPES, F. O acervo do GEEMPA como fonte para a escrita da história da educação matemática em Porto Alegre, ao tempo da matemática moderna. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS, 2006, 1., São Paulo. Resumos... São Paulo: GHEMAT/PUC-SP, 2006.

______. Reformulação metodológica do ensino da matemática no 1º grau: análise preliminar do relatório de pesquisa realizada pelo GEEMPA (1975). In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci/CAPES, 2007. p. 123-135.

GROSSI, E. P. Uma arqueologia dos saberes do GEEMPA. Revista

GEEMPA (35 anos), Porto Alegre, n. 10, p. 11-39, set. 2005.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LIMA, F. R. Grupo de estudos do ensino da matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil – GEEM. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

MARQUES, A. S. Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 50. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

NUNES, C. História da educação e comparação: algumas interrogações. In: Sociedade Brasileira de História da Educação (Org.). Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: SBHE, 2001, p. 53-71.

PINTO, N. B.; FERREIRA, A. C. C. O movimento paranaense de matemática moderna: o papel do NEDEM. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 113-122, maio/ago. 2006.

PINTO, N. B. et al. História do Movimento da Matemática Moderna no Brasil: arquivos e fontes. Guarapuava, PR: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007.

SILVA, M. C. L. Movimento da Matemática Moderna: possíveis leituras de uma cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 49-63, maio/ago. 2006.

SOARES, F. S. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, 2001.

SOUZA, G. L. D. Três décadas de educação matemática: um estudo de caso da Baixada Santista no período de 1953 – 1980. 1998. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, SP, 1998.

VALENTE, W. R. A matemática moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 18, p. 19-34, maio/ago. 2006.

Publicado

2008-07-17

Cómo citar

Bueno Fischer, M. C. (2008). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 663–674. https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3745