CULTURA MATERIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO: um caminho para a formação do professor de ensino religioso

Autores/as

  • Edile Maria Fracaro Rodrigues UNIANDRADE, Curitiba, PR
  • Claudino Gilz FAE Centro Universitário, Curitiba, PR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), atuou como Consultor de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Conselhos Estaduais de Educação e Associações de Educação Confessional.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3718

Resumen

O presente artigo discute a cultura material escolar a partir de um conjunto de elementos que – direta ou indiretamente – subsidiam o processo de ensino-aprendizagem nas suas mais variadas expressões e espaços físico-sociais, como um caminho para a formação do professor de Ensino Religioso. Constata que, além de arquivos, de documentos textuais e iconográficos, de saberes produzidos pelos recursos pedagógicos e de políticas governamentais voltadas à adoção de livros didáticos para as escolas, essas mesmas fontes são também pontos de convergência de usos e sentidos educacionais. Fomenta, por isso, a necessidade de o professor de Ensino Religioso avaliar com mais propriedade ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 181-195, jan./abr. 2009 ©Revista Diálogo Educacional 182 RODRIGUES, E. M. F.; GILZ, C.; JUNQUEIRA, S. R. A. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 181-195, jan./abr. 2009 as concepções pedagógicas, as práticas e os saberes vinculados aos materiais escolares utilizados nas atividades de ensinoaprendizagem. Identifica na pesquisa sobre cultura material escolar um dos meios de elucidar a complexidade inerente aos desafios da formação docente da área de Ensino Religioso, principalmente no que diz respeito à problemática da diversidade 

 

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Citas

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Publicado

2009-07-07

Cómo citar

Fracaro Rodrigues, E. M., Gilz, C., & Azevedo Junqueira, S. R. (2009). CULTURA MATERIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO: um caminho para a formação do professor de ensino religioso. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 181–195. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3718