A Pedagogia Histórico-Crítica

reverberações na Educação Física Brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.26.088.DS11

Palabras clave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, Educação, Políticas Curriculares, Concepção Crítico-Superadora

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação física e seus impactos nas política curriculares ao longo das últimas décadas. Tratou-se de um estudo bibliográfico e documental, tendo como método de análise o materialismo histórico. Os resultados alcançados na trajetória da pesquisa indicam os grandes impactos da pedagogia histórico-crítica na educação física brasileira, tanto no que tange a elaboração da concepção metodológica crítico-superadora de educação física, quanto nas políticas curriculares cujas orientações se pautam nessa perspectiva, em particular no estado do Paraná. A título de conclusão, após 40 anos da elaboração da Pedagogia Histórico-Crítica, é possível afirmar as contribuições desta pedagogia para avanços no ensino da educação física, especialmente da classe trabalhadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Eliane Maria de Almeida, Prefeitura Municipal de Londrina

Doutora em Educação pela UEM. Mestre em Educação Física Escolar pelo PROEF-UEM. Atualmente professora da rede Municipal de Paiçandu – PR, Brasil. 

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e do Departamento de Educação Física (DEF), na Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal (GEPPECC/CNPq/UEM).

Publicado

2026-03-26

Cómo citar

Almeida, E. M. de, & Martineli, T. A. P. (2026). A Pedagogia Histórico-Crítica: reverberações na Educação Física Brasileira. Revista Diálogo Educacional, 26(88), p. 262–277. https://doi.org/10.7213/1981-416X.26.088.DS11