Inclusive education and the ninth art

ossible mediation in the school-family relationship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04

Palavras-chave:

Inclusive education, Comic, family-school relationship, Phenomenology

Resumo

Contemporary inclusive education, according to data from official agencies, shows a significant increase in enrollment of students with special educational needs in the last decade, driven by legal frameworks and public inclusion policies. Educators and guardians of these students in the process of inclusion often face challenges in communication and mutual understanding. The research, which originated from a dissertation, proposes the use of autobiographical comic books (comics) as a mediating system in the family-school relationship. Using the phenomenological method and the works of Merleau-Ponty and Groensteen, a phenomenological-structural reading was carried out; thus, one of the significant units identified by the research was named as the diagnosis, a moment portrayed in the three works selected in the research, as shown in this article. It is concluded that the school, by building a common sense with the family through the comics, can become an integral part of the family experience, by understanding the lived experience of the family, promoting better conditions for learning and development.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação inclusiva e nona arte

Biografia do Autor

Adonis da Silva Tomé, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Psicólogo, pós-graduado em psicopatologia fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo, pós-especialista pelo International MetaMasters in Phenomenology and Values-based Clinical Care, e Mestre em Educação pela UNICID. Atualmente é professor-assistente em psicologia, doutorando em educação pela UNICID, bolsista CAPES. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em nos seguintes temas: fenomenologia, saúde mental e educação.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas/CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho/UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação/PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação/FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012/CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais ? PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência no ensino pessoas com deficiência com especial atenção para a deficiência intelectual, síndrome de Down, Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com dificuldades motoras. Além disso, desenvolve pesquisa sobre inclusão escolar a partir do paradigma da complexidade. Professor e Pesquisador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, e Mestrado (Profissional) em Formação de Gestores Educacionais. Atua nas linha de pesquisa de Subjetividades, Formação e Aprendizagens. Desenvolve pesquisas na área de Gestão e Contextos que possam favorecer a inclusão, desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Básica. Pos-Doutorando na Universidade de Aysén no Chile no Departamento de Ciências e Humanidades.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Tomé, A. da S., Martins, I. C., & Gimenez, R. (2025). Inclusive education and the ninth art: ossible mediation in the school-family relationship. Revista Diálogo Educacional, 25(85). https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04