AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EXCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3145Resumen
A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados.Descargas
Citas
ALLAL, L. Stratégies d’évaluation formative: conceptions psycho-pédagogiques et modalités d’application . In: ALLAL, L; CARDINET, J; PERRENOUD, PH.L’evaluation formative dans un enseignement différencié. 7. ed. Suisse: Peter Lang, 1995. p. 153-183.
BARRIGA, A.D. Uma polêmica em relação ao exame. In: STEBAN, M.T. ( Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro,RJ: DP&A,1999. p. 51-82.
CARDINET, J. Avaliar é Medir ? . Portugal: Asa, 1993.
DÉPELTEAU, F. La démarche d’une recherche en sciences humaines: de
la question de départ á la communication des résultats. Canada: Les Presses de l’Université Laval, 1998.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119,p. 29-45, jul. 2003
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 9 ed. Petrópolis: Vozes,1991.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro,RJ: Guanabara
Koogan, 1989.
GLÓRIA, D.M.A. A “escola dos que passam sem saber”: a prática da nãoretenção escolar na narrativa de alunos e familiares. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.22, p. 61- 76, jan./abr. 2003,
HADJI, C. Avaliação demistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
MEIRIEU, Ph. Aprender...Sim, mas como? 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PERRENOUD, Ph. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem
sistêmica da Mudança pedagógica. In: ESTRELA, A; NÓVOA, A . (Orgs.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto, 1993. p. 171-191.
PERRENOUD, Ph. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PINTO, N. B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.
PINTO, N. B. Contrato didático ou contrato pedagógico? Revista Diálogo
Educacional,Curitiba, v.4, n.10, p. 93- 106, set./dez. 2003.
POZO, J.Y. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
STEBAN, M.T. A avaliação no cotidiano escolar. In: STEBAN, M.T. (Org.).
Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro,RJ: DP&A, 1999. p. 7-28.
STEBAN, M.T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro,RJ: DP&A, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.