AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto PUCPR
  • Cláudia Mara Soares da Silva PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3145

Resumo

A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Bertoni Pinto, N., & Soares da Silva, C. M. (2006). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.111–126. https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3145