La formación docente y el desafío de la inducción
aportes desde la investigación-formación
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO06Resumen
El artículo surge de una investigación teórica-metodológicamente diseñada en torno a la investigación sobre formación. Tiene como objetivo analizar las acciones de inducción docente movilizadas en el proceso investigativo con miras a la construcción de políticas de formación docente. La inducción docente se considera un apoyo sistemático a la formación de docentes que se encuentran en los primeros años de su carrera. La investigación en formación se inscribe en el campo de la narrativa como actividad (auto)biográfica, impulsada por un enfoque en el intercambio entre pares como estrategia para compartir y enfrentar las dificultades que desafían a los docentes principiantes en el proceso de socialización profesional. En el estudio participaron docentes con hasta 5 años de experiencia profesional, vinculados a diferentes redes de educación pública. El análisis consideró la observación, registros de campo y narrativas producidas por los participantes. Los hallazgos indican que la investigación-formación se confirmó como un dispositivo fructífero para la inducción y (trans)formación docente en el proceso de vivirla colectivamente, dado que la formación que generó se tradujo en un camino de intensa reflexión sobre los aspectos facilitadores y obstáculos de esta. primer ciclo profesional.
Descargas
Citas
André, M. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, 2012.
Cochran-Smith, M. A tale of two teachers: Learning of teach over time. Kappa Delta pi Record, july-sept, p. 108-122, 2012.
Delory-Momberger, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.1, n.1, p.133-147, 2016.
Fiorentini, D.; Crecci, V. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, 2016.
Josso, M. C. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.2, p.373-383, 2006.
Mira, M. M.; Romanowski, J. P. Processos de inserção profissional docente nas políticas de formação: o que documentos legais revelam. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 38, n. 3,p. 283-292, 2016.
Morais, J. S.; Bragança, I.; Prado, G. Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas. Revista Cocar V.15. N.32/ p.1-20., 2021.
Silva, A. M.; Gomes, T. A. M. M.; Motta, V. C. (2020). Formas e tendências de precarização do trabalho docente e os influxos do empresariamento na educação. Cadernos de Educação, Faculdade de Educação de UFPel, n. 63, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Editora Universitária Champagnat

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.