Movimiento constitutivo de la práctica docente compleja, transdisciplinar y creativa en geometría

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13

Resumen

Este estudio investiga cómo se constituye la compleja práctica docente transdisciplinar y creativa, entrelazada con la auto-eco-recursión, la auto-reflexión recursiva y la auto-eco-construcción, indicadas por Guérios, Góes y Monteiro (2022), asociadas a los constructos “Ser creativo”, “Ser reflexivo” y “autonomía docente” abordados en Góes (2021) como indicadores de formación docente compleja y transdisciplinar. De carácter cualitativo, desarrollado en una perspectiva interpretativa, el estudio tiene como elemento de análisis episodios didácticos desarrollados por Silva (2023) en aulas de 1º año de la secundaria de una escuela pública de Curitiba. Los episodios hacen referencia a la enseñanza de la geometría a través de la organización de una secuencia didáctica por parte del docente. Como resultado, hay un indicio de que la creatividad se potencia en la práctica pedagógica cuando la perspectiva transdisciplinar posibilita una visión integrada del mundo y del saber escolar. En la constitución de la práctica pedagógica en pantalla, la creatividad se manifiesta desde la idea generativa hasta la constitución de la secuencia didáctica, pasando por la incorporación de hechos impredecibles e inesperados, en la conducción ampliada del programa y en la resultante autonomía didáctica evidente. Se concluye que la secuencia didáctica diseñada para el proceso formativo de los estudiantes, considerando la geometría como estudio del espacio, se convirtió en un proceso autoeducativo para el docente, mostrando la recursividad y la reflexión como constitutivas de la autonomía didáctica del docente.

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Biografía del autor/a

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021); Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006).  Professora no Instituto Federal do Paraná - campus Curitiba. Professora no Programa de pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Grupo de estudos e pesquisa das relações interdisciplinares da Expressão Gráfica" e "Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, em Formação de Professores e em Educação Matemática - TESSITURA".

Adriano Aparecido da Silva, Rede Estadual de Educação do Paraná.

Mestre do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), integrante do Grupo de Pesquisa Tessitura e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Especialista em Neuropsicopedagogia, especialista em Educação e Sociedade e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2019), com trabalho de conclusão de curso na área de Equações Diferenciais com o tema "O Teorema do Ponto Fixo de Banach e Aplicações" sob orientação do professor Doutor Cleber de Medeira. Possui experiência como professor de Robótica Educacional e atualmente é professor de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Paraná desde 2016 no regime PSS. Durante a graduação, foi membro dos projetos de extensão universitária LICENCIAR e PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) onde desenvolveu dois trabalhos apresentados e premiados na área de Educação Matemática.

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Publicado

2023-08-15

Cómo citar

Guérios, E., Góes, H. C., & da Silva, A. A. (2023). Movimiento constitutivo de la práctica docente compleja, transdisciplinar y creativa en geometría. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1168–1181. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13