Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13

Resumo

Este estudo indaga como se constitui a prática pedagógica docente complexa transdisciplinar e criativa entrelaçada com a auto-eco-recursão, a auto-reflexão recursiva e a auto-eco-construção, indicados por Guérios, Góes e Monteiro (2022), associados aos constructos “Ser criativo”, “Ser reflexivo” e “autonomia docente” abordados em Góes (2021) como indicadores para uma formação de professores complexa e transdisciplinar. De natureza qualitativa desenvolvida em uma perspectiva interpretativa, o estudo toma como elemento de análise episódios didáticos desenvolvidos por Silva (2023) em salas de aula de turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba. Os episódios referem-se à docência de geometria por meio da organização de sequência didática pelo professor. Como resultado, tem-se a indicação de que a criatividade é potencializada na prática pedagógica quando a perspectiva transdisciplinar possibilita uma visão integrada entre mundo e conhecimentos escolares. Na constituição da prática pedagógica em tela, a criatividade está manifesta desde a ideia geratriz para a constituição da sequência didática, incluindo a incorporação de fatos imprevisíveis e inesperados, na condução ampliada do programado e na decorrente autonomia didática evidenciada. Conclui-se que a sequência didática que foi pensada para o processo formativo dos estudantes, no que tange à geometria como estudo do espaço, tornou-se um processo autoformativo para o professor, evidenciando a recursão e a reflexão como constitutivos da autonomia didática do professor.

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Biografia do Autor

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021); Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006).  Professora no Instituto Federal do Paraná - campus Curitiba. Professora no Programa de pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Grupo de estudos e pesquisa das relações interdisciplinares da Expressão Gráfica" e "Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, em Formação de Professores e em Educação Matemática - TESSITURA".

Adriano Aparecido da Silva, Rede Estadual de Educação do Paraná.

Mestre do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), integrante do Grupo de Pesquisa Tessitura e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Especialista em Neuropsicopedagogia, especialista em Educação e Sociedade e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2019), com trabalho de conclusão de curso na área de Equações Diferenciais com o tema "O Teorema do Ponto Fixo de Banach e Aplicações" sob orientação do professor Doutor Cleber de Medeira. Possui experiência como professor de Robótica Educacional e atualmente é professor de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Paraná desde 2016 no regime PSS. Durante a graduação, foi membro dos projetos de extensão universitária LICENCIAR e PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) onde desenvolveu dois trabalhos apresentados e premiados na área de Educação Matemática.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Guérios, E., Góes, H. C., & da Silva, A. A. (2023). Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1168–1181. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13