Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana

Autores/as

  • Luciana da Silva Teixeira Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia e Educação Filosófica da UFPR (NESEF/UFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Geraldo Balduino Horn Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS08

Resumen

Este artigo tem como propósito refletir sobre a compreensão de educação presente no pensamento do filósofo alemão Theodor W. Adorno, procurando mostrar como a visão adorniana de educação está intrinsecamente ligada à crítica da sociedade burguesa e, por conseguinte, à indústria cultural. Esse entendimento é desenvolvido a partir do conceito de esclarecimento e da tensão existente entre as aspirações do professor em relação aos desafios que enfrenta em sua prática educativa. As principais obras utilizadas são: Educação e emancipação (ADORNO, 2006) e Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). A questão central que se pretende explorar tem a ver com a relação que Adorno estabelece entre esclarecimento, emancipação, resistência e autonomia. Trata-se de responder à questão: até que ponto o esclarecimento leva o indivíduo a resistir àquilo que a sociedade define como dado e pronto? O pretenso esclarecimento da humanidade e sua submissão a uma razão totalitária e à indústria cultural, com sua influência na formação dos pensamentos e ações das pessoas, são elementos constitutivos da análise que se propõe. Adorno procura mostrar que a educação teria um poder de resistência em relação ao rumo caótico que a civilização humana está tomando e poderia fazer com que o homem usasse a reflexão sobre sua realidade e a analisasse de maneira crítica, não aceitando todas as imposições sociais como sendo naturais. A teoria crítica, da forma como entende Adorno, apresenta o processo histórico de produção da educação e aponta a dimensão de uma tarefa de emancipação social a ser desenvolvida pela escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos. Petrópolis: Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

KANT, I. Textos seletos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAAR, W. L. Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt. In: PUCCI, B. (Org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1995.

MULLER-DOOHM, S. Adorno: a biography. Cambridge: Polity Press, 2005.

Publicado

2013-07-12

Cómo citar

da Silva Teixeira, L., & Balduino Horn, G. (2013). Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 977–997. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS08