Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS08Abstract
Este artigo tem como propósito refletir sobre a compreensão de educação presente no pensamento do filósofo alemão Theodor W. Adorno, procurando mostrar como a visão adorniana de educação está intrinsecamente ligada à crítica da sociedade burguesa e, por conseguinte, à indústria cultural. Esse entendimento é desenvolvido a partir do conceito de esclarecimento e da tensão existente entre as aspirações do professor em relação aos desafios que enfrenta em sua prática educativa. As principais obras utilizadas são: Educação e emancipação (ADORNO, 2006) e Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). A questão central que se pretende explorar tem a ver com a relação que Adorno estabelece entre esclarecimento, emancipação, resistência e autonomia. Trata-se de responder à questão: até que ponto o esclarecimento leva o indivíduo a resistir àquilo que a sociedade define como dado e pronto? O pretenso esclarecimento da humanidade e sua submissão a uma razão totalitária e à indústria cultural, com sua influência na formação dos pensamentos e ações das pessoas, são elementos constitutivos da análise que se propõe. Adorno procura mostrar que a educação teria um poder de resistência em relação ao rumo caótico que a civilização humana está tomando e poderia fazer com que o homem usasse a reflexão sobre sua realidade e a analisasse de maneira crítica, não aceitando todas as imposições sociais como sendo naturais. A teoria crítica, da forma como entende Adorno, apresenta o processo histórico de produção da educação e aponta a dimensão de uma tarefa de emancipação social a ser desenvolvida pela escola.Downloads
References
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