La educación profesional contemporánea en Brasil y España

un análisis comparativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS02

Resumen

La pregunta que dio origen al estudio ahora sistematizado es si la Educación Profesional, vista desde los textos y contextos de las políticas educativas, se acerca o se aleja de las relaciones intrínsecas entre trabajo y educación en las dinámicas de cómo se ofrecen en España y Brasil. El objetivo fue comprender, a través de la propuesta de Educación Profesional, cómo se configura una relación entre trabajo y educación en estos dos contextos históricos, sociales y geográficos, sin desconocer que existen relaciones que impactan la educación escolar en la sociedad capitalista. Se encontró a través de la Educación Comparada que la Educación Profesional ha sido una de las principales modalidades para acercar a los estudiantes a la realidad, acceder al mundo laboral y brindar educación a los profesionales en estos países, a pesar de no ser una garantía de empleo.

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Biografía del autor/a

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 4 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS https://orcid.org/0000-0002-9717-1476 

Ana María Montero Pedrera, Universidad de Sevilla- Espanha

Ph. D. (Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social).

Professora titular do Departamento de Teoría e Historia de la Educación.
Universidad de Sevilla- Espanha

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Publicado

2022-10-07

Cómo citar

Ferreira, L. S., Montero Pedrera, A. M., & Castaman, A. S. (2022). La educación profesional contemporánea en Brasil y España: un análisis comparativo. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS02