Reflexões sobre o movimento na educação infantil e o trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS11

Resumo

O movimento é um aspecto fundamental a ser trabalhado com as crianças entre zero e três anos, pois por meio dele os pequenos exploram os objetos, seu corpo e do outro e se expressam de modo a se comunicarem com os sujeitos em seu entorno. Chegamos a esse entendimento tendo como base nossos estudos que ocorreram na graduação em Pedagogia, no mestrado e em nossa atuação com crianças, fatores que impulsionaram a pesquisa do referido tema. Defendemos que, ao ser trabalhado de forma qualitativa nas ações pedagógicas da Educação Infantil, o movimento possibilita aos pequenos estabelecerem relações sociais positivas, apropriando-se da cultura humana de modo a desenvolverem aspectos físicos, afetivos e cognitivos. Tendo tal compreensão, objetivamos nesse artigo trazer um recorte da pesquisa realizada no mestrado de modo a refletir sobre a importância do trabalho com o movimento na creche, defendendo uma ação pedagógica qualitativa com as crianças. Para isso, trazemos alguns aspectos voltados ao desenvolvimento do movimento humano e algumas possibilidades de trabalho qualitativo com o movimento na educação infantil, tendo como respaldo os pressupostos da teoria histórico-cultural. Concluímos que é importante na área educacional, principalmente na educação infantil, a reflexão sobre o movimento e uma ação organizada que o contemple, pois, por meio dele, as crianças exploram o mundo ao seu redor e estabelecem importantes relações sociais, as quais contribuem para uma formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Luppi Souto, Universidade Estadual de Maringá

Debora Luppi Souto

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá- UEM na linha de Ensino, aprendizagem e Formação de Professores (início 2019). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Participou do Programa de Iniciação Científica (PIC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2018), na linha de Ensino, aprendizagem e Formação de Professores. Integrante do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI- UEM) e do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM). Atuou como professora de Ensino Fundamental na rede municipal de Paiçandu PR (2012-2013). Atualmente é professora de Educação Infantil na rede de ensino municipal de Paiçandu PR (2013 até o momento). Membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Heloisa Toshie Irie Saito

Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá- UEM. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019).. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tutora do Programa de Educação tutorial da Pedagogia UEM. Coordenadora adjunta do curso de Pedagogia da UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Souto, D. L., & Saito, H. T. I. (2022). Reflexões sobre o movimento na educação infantil e o trabalho pedagógico. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS11