Algunos hallazgos sobre Ética en Freire en el trabajo "La educación como práctica de libertad"

Autores/as

  • Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlos Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2019). Mestre (2015) em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da UFPB; Licenciada em Pedagoga (2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos, e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela mesma universidade. Como pesquisadora tem se ocupado em investigar alguns temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Religioso; Imaginário, Imagem na sociedade contemporânea, Livro didático na EJA, Ética e Proposta Pedagógica Freireana. https://orcid.org/0000-0002-5455-651X
  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO03

Resumen

La ética es un tema necesario para la vida social y para los seres humanos en las obras de Paulo Freire. Por lo tanto, este artículo presenta algunos hallazgos sobre ética en el libro "La educación como práctica de la libertad". El objetivo era identificar enunciados sobre ética, presentes en el discurso de Freire, que fueron analizados a través del enfoque teórico-metodológico del "Análisis del Discurso Arqueológico" de Foucault (2000). Al realizar la excavación en el trabajo antes mencionado, se identificaron varios hallazgos, cuya regularidad en medio de la dispersión indica la presencia de diferentes formas de registrar la cuestión "ética" en Freire. Los significantes encontrados, asociados con el objeto en cuestión fueron: "integración", "conciencia", "criticidad", "sujeto" y "humanización". Por lo tanto, el pensamiento ético de Freire en el trabajo antes mencionado denota su importancia como un dispositivo para la formación de la conciencia crítica de los seres humanos, para que dejen la condición de sujeto-objeto, de mero espectador, manipulado, reificado, enmarcado, a la condición de sujeto humanizado, sujeto ético

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011); Mestrado em Educação (2003) e licenciatura plena em Pedagogia (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Associado da UFPB, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação (DFE | CE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFPB), linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui experiência na área de Educação/Educação de Jovens e Adultos (EJA): formação inicial e permanente de professores, seja em movimentos sociais, espaços formais e não formais de educação; Sujeitos e Diversidade (Camponês, LGBT's, indígenas e pessoas com deficiências, em suma: com os EXCLUÍDOS). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos | GEPPEEJA. Investigador convidado do CEAD - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.

Publicado

2021-10-15

Cómo citar

Carlos, D. do S. S. V., & Silva, E. J. L. da. (2021). Algunos hallazgos sobre Ética en Freire en el trabajo "La educación como práctica de libertad". Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO03