Alguns achados sobre Ética em Freire na obra “Educação como prática da liberdade”

Autores

  • Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlos Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2019). Mestre (2015) em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da UFPB; Licenciada em Pedagoga (2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos, e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela mesma universidade. Como pesquisadora tem se ocupado em investigar alguns temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Religioso; Imaginário, Imagem na sociedade contemporânea, Livro didático na EJA, Ética e Proposta Pedagógica Freireana. https://orcid.org/0000-0002-5455-651X
  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO03

Resumo

Ética é um tema necessário à vida social e aos seres humanos nas obras de Paulo Freire. Sendo assim, o presente artigo apresenta alguns achados sobre ética no livro “Educação como prática da liberdade”. O objetivo foi identificar enunciados sobre a ética, presente no discurso freireano, os quais foram analisados através da abordagem teórico-metodológica da “Análise Arqueológica do Discurso” de Foucault (2000). Ao efetivar a escavação na obra acima citada, foram identificados vários achados, cuja regularidade em meio à dispersão assinala a presença de diferentes modos de registrar a questão “ética” em Freire. Os significantes encontrados, associados ao objeto em questão foram: “integração”, “consciência”, “criticidade”, “sujeito” e “humanização”. Logo, o pensar ético freireano na obra supracitada denota sua importância como dispositivo para a formação da consciência crítica dos seres humanos, para que eles saiam da condição de sujeito-objeto, de mero expectador, manipulado, coisificado, enquadrado, para a condição de sujeito-humanizado, sujeito ético.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011); Mestrado em Educação (2003) e licenciatura plena em Pedagogia (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Associado da UFPB, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação (DFE | CE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFPB), linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui experiência na área de Educação/Educação de Jovens e Adultos (EJA): formação inicial e permanente de professores, seja em movimentos sociais, espaços formais e não formais de educação; Sujeitos e Diversidade (Camponês, LGBT's, indígenas e pessoas com deficiências, em suma: com os EXCLUÍDOS). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos | GEPPEEJA. Investigador convidado do CEAD - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

Carlos, D. do S. S. V., & Silva, E. J. L. da. (2021). Alguns achados sobre Ética em Freire na obra “Educação como prática da liberdade”. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO03