Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO02

Resumen

O presente artigo tem por objetivo explicitar contradições presentes nas políticas de formação inicial de professores, especialmente aquelas que se destacam no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As relações estabelecidas entre o aluno bolsista e as dinâmicas do programa referem-se ao ponto central de investigação e análise. Para tanto, o procedimento metodológico adotado foi a análise da legislação que regula o programa e a utilização de entrevistas semiestruturadas com dois coordenadores institucionais: um do PIBID/UFMS, e outro do PIBID/UEMS. Evidencia-se que a distorção na atuação do pibidiano quando realiza sua formação prática na escola pública e a dificuldade em garantir a permanência desses acadêmicos de licenciatura em seus cursos são as principais contradições encontradas nos dois eixos de investigação.

Palavras-chaves: Formação inicial de professores; PIBID; Política Educacional

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Biografía del autor/a

Margarita Victoria Rodriguez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduação em Licenciatura En Ciencias de La Educación. 
Universidad Nacional de Luján, UNLU, Argentina.

Doutorado em Educação  
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Pós-Doutorado. 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Docente no Programa de Pós-gradução de Mestrado e Doutorado em Educação (UFMS)

André Malina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física.

Licenciado em Pedagogia.

Especialista em Administração Escolar e em Docência do Ensino Superior.

Docente no Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social - linha de pesquisa trabalho e formação politécnica. (UFRJ)

Docente nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na UFRJ.

Caroline Correia Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Especialista em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do mato Grosso do Sul.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Rodriguez, M. V., Malina, A., & Maciel, C. C. (2019). Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 755–776. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO02