Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO02

Abstract

O presente artigo tem por objetivo explicitar contradições presentes nas políticas de formação inicial de professores, especialmente aquelas que se destacam no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As relações estabelecidas entre o aluno bolsista e as dinâmicas do programa referem-se ao ponto central de investigação e análise. Para tanto, o procedimento metodológico adotado foi a análise da legislação que regula o programa e a utilização de entrevistas semiestruturadas com dois coordenadores institucionais: um do PIBID/UFMS, e outro do PIBID/UEMS. Evidencia-se que a distorção na atuação do pibidiano quando realiza sua formação prática na escola pública e a dificuldade em garantir a permanência desses acadêmicos de licenciatura em seus cursos são as principais contradições encontradas nos dois eixos de investigação.

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Author Biographies

Margarita Victoria Rodriguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduação em Licenciatura En Ciencias de La Educación. 
Universidad Nacional de Luján, UNLU, Argentina.
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5). 
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Pós-Doutorado. 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Docente do curso de Pedagogia e no curso de Pós-graduação de mestrado e doutorado em Educação na UFMS. 

André Malina, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

Doutorado em Educação Física. 

Universidade Gama Filho, UGF.

Mestrado em Educação Física  
Universidade Gama Filho, UGF

Especialização em Docência do Ensino Superior 
Universidade Candido Mendes, UCAM

Especialização em Administração Escolar
Universidade Cândido Mendes, UCAM

Licenciado em Pedagogia e Educação Física.

Docente no Curso de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da UFRJ.

Docente no Programa de Pós-graduação de mestrado em Tecnologia Social na UFRJ.

Caroline Correia Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mestre em Educação pela UFMS.

Especialista em Pedagogia Crítica da Educação Física pela UFMS.

Licenciada em Educação Física pela UFMS.

Professora na educação básica nas redes municipal e estadual de ensino no município de Campo Grande-MS.

Published

2019-07-01

How to Cite

Rodriguez, M. V., Malina, A., & Maciel, C. C. (2019). Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 755–776. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO02