Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento

Autores/as

  • Mônica Cristina Garbin Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Édison Trombeta de Oliveira Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes nas disciplinas ofertadas na Universidade Virtual do Estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2018, relacionando-as ao modelo pedagógico da instituição. O modelo em questão possui cinco eixos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico: Ampliação do acesso à Educação Superior; Foco no estudante; Interação; Inclusão digital; e Formação para o exercício profissional. Assim, as disciplinas ofertadas no referido semestre foram elencadas e analisadas quanto aos tipos de materiais e recursos utilizados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: Interação, Situações práticas e Metodologias inovadoras. Nota-se que a maioria das disciplinas não utiliza com afinco as possibilidades de interação proporcionadas pelas ferramentas digitais, bem como as novas metodologias para ensino e aprendizagem. Espera-se que uma nova definição de Modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades conexas ao modelo pedagógico adotado pela instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Cristina Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Docente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo na área de Metodologia e Educação a Distância (EaD). É doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados ao uso de tecnologias aplicadas à educação. Tem experiência em Educação Superior, Formação de professores, Educação a Distância e no uso de Metodologias ativas de aprendizagem

Édison Trombeta de Oliveira, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Designer Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Professor do Ensino Superior na FATEC Cotia. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Garbin, M. C., & de Oliveira, Édison T. (2019). Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 36–55. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02